"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DOCUMENTÁRIO ALTO DO MINHO, DE MIGUEL FILGUEIRAS, SELECIONADO PARA TRÊS FESTIVAIS INTERNACIONAIS

O documentário Alto do Minho foi selecionado para os festivais internacionais de documentarismo Worldfilm, na Estónia, FIFEQ, no Canadá e Ethnocineca, na Áustria, os dois primeiros decorrem já este mês e o último terá lugar em maio.


O documentário Alto do Minho foi selecionado para os festivais internacionais de documentarismo Worldfilm, na Estónia, FIFEQ, no Canadá e Ethnocineca, na Áustria, os dois primeiros decorrem já este mês e o último terá lugar em maio.

O Worldfilm – Festival of Visual Culture realiza-se na cidade de Tartu, entre 18 e 24 de março, e esta será a sua décima edição. Tendo-se tornado um conceituado festival europeu de cinema documental vocacionado para uma abordagem antropológica e analítica de culturas e sociedades, recebeu este ano cerca de 600 candidaturas, tendo selecionado para projecção 51 obras. O Alto do Minho integrará a secção Changing Cultural Heritage, sendo projectado dia 19 e seguido de uma conversa com o realizador Miguel Filgueiras.

Também na sua décima edição, o FIFEQ – Festival International du Film Ethnographique du Quebec realiza-se de 13 a 17 de março nas cidades do Quebec e de Montreal junto das quatro universidades que deram azo à sua concretização: Universidade de Montreal, Laval, Concordia e McGill. A sua vocação é a divulgação de obras de antropologia visual e documentário social. O Alto do Minho terá projecções em ambas as cidades, nas Universidades Laval (dia 16) e Concordia (dia 17).

Na sua sétima edição, o Ethnocineca – Ethnographic and Documentary Filmfestival Vienna, Áustria, decorre entre 14 e 17 de maio. É um festival de cinema documental de cunho antropológico, cultural e social que se apresenta como uma plataforma participativa para o intercâmbio de conhecimento cultural e de produção da antropologia visual. Em 2013 exibe 38 filmes selecionados de entre mais de 200 candidaturas. O Alto do Minho será exibido na secção Estreias Nacionais, no dia 15.

Entretanto, em Portugal, Alto do Minho encerrará o Festival Internacional de Jardins, em Ponte do Lima, a 1 de junho. No mesmo mês, em data a anunciar, será a projecção de abertura do Festival Se Esta Rua Fosse Minha, em Vila Real.

Em Viana do Castelo, em data também a definir, será feita uma projecção especial, na Aisca – Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística, complementada pelo concerto da peça Invasão, de e pelo violetista José Valente, em cuja composição foram integrados elementos sonoros do documentário.

Alto do Minho foi premiado com o Galo Dourado para a categoria Turismo Rural, no Art & Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo 2012, Barcelos. Foi também selecionado para a 7ª Mostra Vídeo Fundação Inatel, Lisboa.

A produção deste documentário foi financiada por fundos comunitários no âmbito de uma candidatura da Câmara Municipal de Viana do Castelo ao QREN, pelo que o filme integra o espólio da cidade. A deslocação do realizador Miguel Filgueiras à Estónia será comparticipada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Junta de Freguesia de Monserrate, enquanto que as despesas com as candidaturas a estes e outros festivais foram cobertas com recurso a uma campanha de crowdfunding organizada a nível nacional e internacional pela equipa do Alto do Minho.

Sinopse
Alto do Minho, mais do que um documentário, é uma impressão.
Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, que são os mesmos ciclos Atlânticos imutáveis da paisagem montanhosa, apesar de tudo. E o alto. Onde o profano se confunde com a fé como o passado com a actualidade.
Alto do Minho, mais do que um filme é um retrato que mexe. Como Warhol, quer espelhar em ecrã estrelas terrenas, numa montagem cadenciada e num olhar impressionista. Relances que podem ter ao fundo o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop, à superfície do sentimento latente.
Congela anónimos e paisagens de romarias, geografias e planos numa subjectividade a roçar o aleatório. 

Ficha Técnica
Realização e montagem: Miguel Filgueiras
Fotografia: Paulo Alegria
Som: Diogo Amaro
Produção executiva: José Filgueiras
Música: Norberto Lobo
Pós-produção sonora: Paulo Miranda e Júlio Viana
Textos "e um pouco mais de cinzento": Eduardo Sardinha
Alto do Minho, Portugal, 2012, cor, full HD, 49 min.

+ info:
http://www.altodominho.com
http://www.imdb.com/title/tt1773274
http://www.facebook.com/altodominho
http://vimeo.com/32779931 (trailer)
https://vimeo.com/42552821 (free view; 10 min)


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,364,247