Notícias
CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEOU ATOR RUY DE CARVALHO
Sessão de reconhecimento público ao consagrado ator Ruy de Carvalho, 86 anos, pelo honroso e valiosíssimo contributo prestado à Póvoa de Lanhoso e ao teatro amador em Portugal. Este voto de reconhecimento foi unanimemente aprovado pela edilidade povoense.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu uma sessão de reconhecimento público ao consagrado ator Ruy de Carvalho, 86 anos, pelo honroso e valiosíssimo contributo prestado à Póvoa de Lanhoso e ao teatro amador em Portugal. Este voto de reconhecimento foi unanimemente aprovado pela edilidade povoense.
“É uma honra enorme, como Presidente de Câmara, convidá-lo a assinar o livro de honra, apesar de ser a terceira vez que está cá, na Póvoa de Lanhoso, e espero que não seja a última”, começou por referir Manuel Baptista. O ator é patrono do Prémio Ruy de Carvalho atribuído todos os anos à Melhor Produção do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso, evento que terminou no passado sábado. “Apadrinhou o Concurso de Teatro da Póvoa de Lanhoso, o que para nós é muito importante. Agradeço-lhe e a Póvoa de Lanhoso ficará sempre honrada por este seu contributo à cultura do país e da Póvoa de Lanhoso”, acrescentou o autarca.
Depois de assinar o livro de honra, Ruy de Carvalho recebeu algumas publicações referentes à história da Póvoa de Lanhoso e das suas gentes. “Mais uma vez, sinto-me muito bem aqui. Gosto muito de cá estar e de vir a este Concurso, gosto muito das pessoas da Póvoa de Lanhoso, é uma terra que está marcada na história pelas coisas que tem e pelos seus habitantes. É um prazer estar convosco. Estou aqui de bom coração”, afirmou o ator, que no dia anterior havia completado 86 anos. “Somos um povo forte, somos gente capaz e podemos lutar contra todas as crises. Nós é que valemos a pena. As pessoas”, referiu ainda, durante a sessão.
Para além do Executivo Municipal, presidido por Manuel Baptista, também estiveram presentes nesta sessão elementos da organização do Concurso e das companhias concorrentes de entre outras pessoas. A jovem Maria Leonor aproveitou para pedir um autógrafo. Uma pessoa partilhou a sua experiência de admiração por Ruy de Carvalho e o primeiro contacto com o ator quando ela tinha 12 anos, no final da apresentação de uma peça para crianças. “Esperei ali horas, para ficar com o seu autógrafo, que eu guardo religiosamente em minha casa”, confidenciou.
Ruy de Carvalho esteve acompanhado pela filha Paula e pela amiga da família Sónia Costa. Esta atriz também partilhou a sua admiração pelo ator, com quem contracena atualmente numa telenovela, e o que com ele aprendeu, exaltando as suas características como ser humano e como profissional. “É indescritível. Não há palavras. As palavras gastam-se”. Esta sessão decorreu nos Paços do Concelho, na tarde de 2 de março.