"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TROMPETISTA PORTUGUÊS GANHA ENDORSEMENT AMERICANO

Nuno Santos Silva, Lead Trumpet da Invicta Big Band – Orquestra Ligeira da Cidade do Porto, é agora agenciado pela KOSER. Em paralelo, este músico tornou-se também artista 'endorser' dos trompetes da marca americana PHAETON e da também americana marca de bocais WARBURTON.


Nuno Santos Silva, Lead Trumpet da Invicta Big Band – Orquestra Ligeira da Cidade do Porto, é agora agenciado pela KOSER (Consultoria Internacional de Negócios).

Em paralelo, este músico tornou-se também artista “endorser” dos trompetes da marca americana PHAETON e da também americana marca de bocais WARBURTON.

 

Biografia:

Nuno Santos Silva nasce na cidade do Porto a 30 de novembro de 1980, procedente de uma família de músicos.

Inicia os seus estudos musicais aos 9 anos com o seu Avô, também ele trompetista. Continua o estudo musical quando ingressa aos 10 anos de idade na Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, onde ainda se mantém como solista e chefe de naipe. Aos 12 anos entra no Conservatório de Música do Porto na classe dos Professores de trompete: José Macedo, Paulo Silva e Rui Brito, desistindo no 6º grau, devido a razões de incompatibilidade profissional. Inicia em 2009 o estudo do Jazz na Escola de Música Valentim de Carvalho, sob orientação pedagógica do Prof. e Músico João Pedro Brandão. Teve particularmente, indicações teóricas de jazz com o Pedagogo e Músico Paulo Perfeito e práticas em trompete, com o músico trompetista Gileno Santana. Em 2009 participa na Materclasse com Chris Cheek com a temática: como improvisar e em 2010, na Materclasse de Jazz com Jorge Rossy e Bill Mchenry. Em 2012 assiste à palestra de James Morrison, um dos mais conceituados multi-instrumentistas da atualidade.

Opta por uma carreira profissional não musical, mas mantém o contacto adjacente e contínuo com a música, pois mais do que um hobby, a música é uma paixão. Presta a particulares e empresas 2 serviços distintos na área da música: como Trompetista e como Professor de Trompete (na Academia de Música da BMG no ano letivo de 2011/2012, e a particulares desde 2000). Atualmente é músico eclético e polivalente, participando em diversos Grupos Musicais, nomeadamente:

FILARMÓNICO: é Solista e Chefe de Naipe (Trompete) efetivo na Banda Marcial da Foz do Douro - Filarmónica do Porto (desde 1990) e trompetista na Banda Fórum (desde 2008). Tocou na Banda Musical de Gondomar (de 2010 a 2012), Banda Musical de S. Martinho do Campo (época 2009/2010), Banda de Moreira da Maia (época 2008/2009) e ainda na Banda de Música de Carregosa (época 2007/2008). Colabora pontualmente com diversas Bandas Filarmónicas (Banda Musical de São Martinho da Gandra, Banda Vila Boa de Quires, Banda Musical Leverense, Grupo Musical de São Paio de Oleiros, entre outras), Grupos musicais, Tunas e Orquestras diversas.

LIGEIRO / JAZZ: é lead trumpet na Melres Jazz Band (desde 2012), split-lead trumpet na OLVS Big Band - orquestra ligeira Vale do Sousa (desde 2011), 1º trompete na Invicta Big Band (desde 2011), lead trumpet na Orquestra de Jazz de Matosinhos Junior (desde 2011) e lead trumpet na Orquestra de Jazz Valentim de Carvalho (desde 2008). Ajuda pontualmente diversas Orquestras nomeadamente: Paulo Perfeito NU Jazz Orchestra, Black Coffee and The Soul Business Band, Let's Groove Big Band, Orquestra Ritmos Ligeiros, Orquestra Ligeira de Gondomar, Orquestra Ligeira OLB3m, Orquestra de Graciano Saga, Orquestra Taxxis, Metro Big Band (orquestra americana), entre outras.

ENSEMBLES: fundador e trompetista do grupo “NuDia Duo” (trompete + piano + cajón - desde 2012), trompetista dos "Litos e Quinhas e os Bandalhos" (desde 2011), fundador e trompetista do “MOMENTUS - grupo musical para eventos & casamentos” (desde 1998). Em 2013 o músico Nuno Santos Silva (trompetista eclético) e o cantor Miguel Bandeirinha (vencedor do concurso Alma do Fado) fundam um novo projeto musical, denominado FADO DIFERENTE, estreando o trompete numa composição original.

SOLO: em 2012 desenvolve o seu projeto a solo: "LIVE ACT" - Improvisação de Trompete. Quando convidado a atuar em discotecas, improvisa sobre a música passada pelo DJ. Quando convidado a atuar em bares, restaurantes, eventos e afins, improvisa sobre play-alongs de standards de jazz.

Atua como Trompetista (desde 1993) nas mais variadas ocasiões (em Portugal e no Estrangeiro) para particulares e para empresas. Já gravou diversos CD’s com Bandas Filarmónicas, Orquestras Ligeiras, Jazz, Ensembles e Grupos Musicais.  Tocou e toca nas mais diversas situações: Inaugurações, Eventos, Casamentos, Exposições, Shows de Artistas, Rusgas Populares, Festas, Romarias, Festivais da canção, Festivais de jazz, Encontros Musicais, Jantares de Gala, Entrega de Prémios, Concertos em Solares, Faculdades, Auditórios, Teatros, Igrejas, Casinos, Centros Culturais, Museu Soares dos Reis, FNAC, Palácio da Bolsa, Exponor, Mercado Ferreira Borges, Rivoli, Casa da Música, Sala Tejo no Pavilhão Atlântico, Cruzeiros (Douro Azul), Hotel Holiday Inn de Gaia, Hotel Cascais Miragem, Pubs, Cafés, Restaurantes e Bares (B-flat, Breyner 85, HotFive-Jazz club, Splash Back Bar, Maus Hábitos, Hard-Club, Downtown Lounge, TWIN'S FOZ, Café Cultural, Tertúlia Castelense, Embaixada Lomográfica do Porto, Havana Club, Vintage Club, Boulevard, Tribeca, Casa do Infante, Restaurante S. tiago, A Fábrica, Clube Fenianos Portuenses, etc).

No passado, foi trompetista do Grupo ERUDITOS (2010-2012), 1º trompete na La Belle Époque (2009-2011), 1º trompete na Let's Groove Big Band (2008-2011), foi o elemento fundador e trompetista do “Quarteto de Metais da Foz do Douro” (1994-1998), trompetista da “Orquestra Ligeira La Belle Époque” (1994-1998) e da Orquestra do “Festival de Mancelos” sob Direção artística Afonso Alves (1997-2000). Em 2007 participa no concerto “Orquestra do dia” na Casa da Música. Em 2010 representa a escola de música Valentim de Carvalho, e toca com o Quinteto de Jazz EMVC na 8ª Festa do Jazz do São Luiz – A Festa do Jazz Português (Lisboa). Em 2011 toca com a Orquestra de Jazz da Valentim de Carvalho na 15ª edição do Festival "Matosinhos em Jazz" (atividades paralelas). Em junho de 2011, toca com a METRO BIG BAND (orquestra de jazz americana) numa mini-tour pela cidade do Porto, a convite do respetivo diretor musical Camp Kirkland. Em julho de 2011 é selecionado para tocar com a Orquestra de Sopros de Góis (Estágio + Concertos) sob regência do Maestro José Pedro Figueiredo e orientação dos professores Adriano Franco e Ismael Silva. Em setembro de 2011 participa na 3ª Edição da Maior Jam Session de sempre (Porto), organizada pela “Cabeças no Ar e Pés na Terra”, Companhia de Teatro e Promotores Culturais, com o apoio da Garage&Stage Music Store. Em 2012 é convidado a tocar no projeto musical "Fado à porto" (mais de 60 músicos, cantores e compositores que leva o "FADO" para as ruas do Porto.), iniciativa da "Poesias Sonoras e Fado em Tempo Real" e Manobras do Porto (2012).

Fez parte da Direção da Banda da Foz (desde 2008-2011), com funções vinculadas ao marketing e foi professor de trompete dos músicos aprendizes, tendo dado aulas de solfejo aos alunos da escola de musica (desde 2000).

Nuno Santos Silva é agenciado pela KOSER (Consultoria Internacional de Negócio) e promovido pela Império dos Sons (Empresa de Comercialização de Pianos & Organização e Produção de Eventos). É artista/endorser de trompetes PHAETON e de bocais WARBURTON.


>> Nuno Santos Silva na imprensa

>> Nuno Santos Silva no site oficial da Warburton

 


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,366,412