Notícias
FAMALICÃO VAI HOMENAGEAR MESTRE CRUZEIRO SEIXAS
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai homenagear o pintor e poeta Cruzeiro Seixas, cuja obra se destaca no movimento surrealista português, com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade, que se apresenta como um dos principais acessos ao Parque da Devesa.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai homenagear o pintor e poeta Cruzeiro Seixas, cuja obra se destaca no movimento surrealista português, com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade, que se apresenta como um dos principais acessos ao Parque da Devesa. A novidade foi avançada pelo presidente da autarquia, Armindo Costa, à margem da apresentação do relatório final da parceria do Parque da Devesa, que decorreu no dia 19 de fevereiro.
A artéria em questão, que vai ser objeto de uma intervenção de requalificação, liga a nova rotunda na Rua Fernando Mesquita, junto à entrada principal do Parque da Devesa, com a rotunda dos Moutados, na Nacional 206.
Recorde-se que Cruzeiro Seixas doou a totalidade da sua colecção à Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão, para a constituição do Centro de Estudos do Surrealismo. Recentemente, mudou a sua residência para Vila Nova de Famalicão para se estar mais perto da sua obra, que considera como “elementos da sua família”.
Para o presidente da Câmara, a atribuição do nome de uma rua de Famalicão a Cruzeiro Seixas é “uma justa forma de reconhecimento por parte do município, pelo carinho que o mestre do surrealismo tem por Vila Nova de Famalicão e pela importância da sua obra, que se encontra guardada na nossa cidade”.