Notícias
A PRESENÇA DAS FORMIGAS PREPARA O SEU NOVO DISCO
Com edição prevista para setembro próximo, contando com o apoio do Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico (Serpa), que selecionou o projeto artístico no âmbito do apoio a Jovens Criadores 2012/2013 para a sua incubação e gravação.
Novo disco e nova formação em 2013!
A Presença das Formigas prepara o seu novo disco, com edição prevista para setembro próximo, contando com o apoio do Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico (Serpa), que selecionou o projeto artístico no âmbito do apoio a Jovens Criadores 2012/2013 para a sua incubação e gravação.
O disco inicia uma etapa do coletivo com uma nova formação, constituída por Manuel maio (violino e bandolim), André Cardoso (guitarras), Miguel Cardoso (baixo), Sara Vidal (voz), Nuno Silva (acordeão) e Rui Lúcio (bateria), reunindo temas originais que conjugam tradição e contemporaneidade.
Reconhecidos em 2009 com o Prémio José Afonso no Festival Cantar Abril (melhor tema original), A Presença das Formigas tem reunido excelentes críticas nacionais e internacionais com o primeiro trabalho discográfico "Ciclorama", destacando-se por uma sonoridade única e exímia, que se desdobra "numa ampla variedade de sons, personagens e emoções".
"No resto, não se sabe. Mas, em matéria de música, ninguém tenha dúvidas que a dieta de A Presença das Formigas é de requintadíssimo "gourmet". Naquela mesa, só entram os melhores produtos de confeção tradicional e de origem local ou internacional."
João Lisboa, Expresso
"The Presence of the Ants (as their name translates into English) take Portuguese traditional music and infuse it with a muscular hint of prog and folk- rock. The instrumentation’s largely acoustic, with plenty of intricate dovetailing and forceful dynamics.With a tone occasionally reminiscent of the rustic escapades of gentle Giant or PFM’s bucolic seasonings, the band demonstrate a feather-light, capricious interplay that employs exotic tonal colourings from electric piano, intriguing percussive accents, and truly radiant vocal harmonies."
Sid Smith, Prog Magazine
"Folk nacional progressivo e colorido que constitui, seguramente, um dos mais interessantes e ousados discos portugueses de 2011."
Luís Rei, Crónicas da Terra