"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

III EXPOSIÇÃO E CONCURSO DE CAMÉLIAS REGRESSA AO PALÁCIO DE SINTRA

A mostra e concurso, organizada pela Parques de Sintra em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias, vai contar com camélias de várias Quintas Históricas de Sintra e produtores de camélias, atribuindo-se prémios aos melhores classificados.

Os Jardins do Palácio Nacional de Sintra recebem, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a III Exposição e Concurso de Camélias. A mostra e concurso, organizada pela Parques de Sintra em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias, vai contar com camélias de várias Quintas Históricas de Sintra e produtores de camélias, atribuindo-se prémios aos melhores classificados.

O concurso, que conta com as categorias de “Melhor Camélia” e “Melhor Variedade Histórica”, conta no júri com o Professor António Lamas (Parques de Sintra), o Professor Fernando Catarino (Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e a Professora Dalila Espírito Santo (Jardim Botânico da Ajuda e Associação Portuguesa de Jardins da Macaronésia).

Os concorrentes com as melhores flores serão premiados com uma viagem* aos Açores onde, tal como em Sintra, existe uma grande variedade de Camélias.

A atribuição de prémios terá lugar a 23 de fevereiro (Sábado), às 14h30, seguindo-se um cocktail. 

Destaque ainda para os workshops de Ikebana (sábado às 16h00 e domingo às 15h00), uma conhecida técnica de arranjos florais orientais que cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor, entre o vaso, os caules, as folhas, os ramos e as flores, em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, na qual o destaque é colocado na quantidade e no colorido das cores, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas. 

A introdução de Camélias em Sintra (Parque da Pena) e o gosto pelo cultivo de variedades no século XIX deveu-se fundamentalmente a D. Maria II e a D. Fernando II. Muitas destas variedades foram batizadas com nomes de membros da Família Real, em reconhecimento e como forma de divulgação das Camélias em todo o país, sobretudo no Norte, onde o clima era também favorável ao seu cultivo. Assim, encontramos rainhas, ‘Dona Maria II, Rainha de Portugal’ (1865, vermelha – cor de cereja), ‘Dona Maria Pia, Rainha de Portugal’ (branca virgem com riscas de carmesim); princesas: ‘Princeza D. Amelia’ (1865, branca pura), ‘Princeza Real’ (1865, vermelha – cor de cereja com manchas brancas); os infantes: ‘Dom Carlos Fernando (Príncipe Real)’ (1865, cor de rosa delicado), ‘Infante Dom Augusto’ (1865, cor de rosa com riscas brancas); e os reis e imperadores: ‘Dom Pedro V, Rei de Portugal’ (1872, branca pura com marcas e riscas cor de rosa), ‘Dom Pedro, Imperador do Brazil’ (1865, branca com riscas carmesim), e não faltando a Condessa d’Edla (1872, branca pura). 

Em Sintra, a presença de Camélias é ainda hoje muito importante, e as edições desta exposição e concurso vêm permitir a promoção da enorme coleção de Camélias existente na região. Estas coleções são objeto de estudo, classificação e recuperação com o objetivo de vir a ser os mais importantes acervos de variedades históricas portuguesas no sul do país.

Horário Exposição:
23 de fevereiro - 14h30 – 18h00
24 de fevereiro - 9h30 – 18h00
Entrada livre nos jardins do Palácio Nacional de Sintra

Horário Workshop Ikebana:
23 de fevereiro – 16h00
24 de fevereiro – 15h00
Duração: 1 hora
Máximo 10 participantes
25€/pessoa
Inscrição prévia: 21 923 73 00 / animação.cultural@parquesdesintra.pt  

*Prémios “Melhor Camélia” e “Melhor variedade histórica”:
Viagem aérea para 1 pessoa, de Lisboa ou Porto para qualquer uma das ilhas dos Açores, a ser utilizada até 20 de dezembro de 2013, excluindo o período de 23 de março a 7 de abril (Páscoa). A aquisição da viagem deverá ser requerida à Parques de Sintra com uma antecedência mínima de 15 dias úteis. 

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguardou e valorizou (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um milhão e setenta mil visitas, cerca de 90% das quais por parte de estrangeiros. Desde setembro de 2012 é também responsável pelos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, bem como pela Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada em Queluz.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,366,112