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“GNRATION” APRESENTA IDENTIDADE CORPORATIVA
“Uma imagem com forte ligação ao espaço físico e não apenas uma identidade visualmente apelativa”. É assim que o “designer” João Rafael de Tarroso Loureiro, bracarense, de 25 anos, descreve a proposta vencedora do concurso para “Conceção da Identidade Gráfica do GNRATION”, aberto a jovens criativos, estudantes ou licenciados em Design de Comunicação/Gráfico ou áreas similares.
“Uma imagem com forte ligação ao espaço físico e não apenas uma identidade visualmente apelativa”. É assim que o “designer” João Rafael de Tarroso Loureiro, bracarense, de 25 anos, descreve a proposta vencedora do concurso para “Conceção da Identidade Gráfica do GNRATION”, aberto a jovens criativos, estudantes ou licenciados em Design de Comunicação/Gráfico ou áreas similares.
Pautando-se pelos critérios de avaliação previstos no regulamento, o júri considerou a proposta apresentada por João Tarroso Loureiro «adequada aos objetivos e missão do equipamento, sendo claramente inovadora e criativa na sua funcionalidade e na versatilidade dos suportes apresentados».
Além disso – acrescenta-se – é visualmente identificável e passível de continuidade no tempo, sendo original, flexível e adaptável à visão e estratégia do espaço.
Trata-se de uma marca fortemente reveladora do “GNRATION” como um lugar de expressão de energias criativas, que deve permitir uma ligação harmoniosa entre a história e as memórias da cidade e a sua visão contemporânea de uma geração marcadamente criativa e pensadora.
O júri era composto por Hugo Pires, vereador da Câmara Municipal de Braga e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta; Marta Catarino, representante da TecMinho; Guilherme Braga da Cruz, representante da galeria “Show Me”; Carvalho de Araújo, arquiteto; e Nuno Coelho, “designer”.
O “GNRATION”, estrutura que estimula a geração de ideias potenciadoras de investimento cultural, está em fase final de obra e arrancará em breve com o processo de ocupação, estando previsto o momento de abertura para próximo mês.
Apresenta-se desde já como um lugar de encontro e ligações inesperadas, com vista ao acolhimento e desenvolvimento de competências, ideias, projetos e negócios, alicerçados na inovação e na criatividade através da arte, ciência e tecnologia, que privilegia o trabalho de jovens de Braga e da região.
Instalado no centro da cidade e permeável às vibrações do território, o “GNRATION” proporciona uma nova forma de vivenciar experiências culturais e sociais, fazendo convergir e interagir, no mesmo lugar, artistas, criativos, público e visitantes.
Previsto no programa estratégico de Reabilitação Urbana do Centro Histórico e enquadrado na candidatura a fundos comunitários do ON.2, representa um investimento do Município de Braga nas indústrias culturais e criativas com forte componente de empreendedorismo e criação de emprego.
Na sua essência, pretende este equipamento promover a preservação do património, bem como dinamizar economicamente a zona em que o edifício se encontra implantado, bem como disponibilizar uma estrutura singular para fruição, quer da geração atual, quer da população em geral.