"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARMADA - "SINCERAMENTE"

A Armada é uma banda fundada em Lisboa da qual fazem parte David Pires na bateria (Pontos Negros, João Só e Abandonados, Martim, fLUME), David Ferreira na guitarra (You Should Go Ahead), João Matos na voz e no baixo, Pedro da Rosa na guitarra e na voz (Golpes) e Ricardo Amaral na guitarra. "Sinceramente" é o primeiro avanço do disco de estreia que está a ser preparado.



www.armada.pt     maildaarmada@gmail.com     www.facebook.com/armadadelisboa

A Armada é uma banda fundada em Lisboa da qual fazem parte David Pires na bateria (Pontos Negros, João Só e Abandonados, Martim, fLUME), David Ferreira na guitarra (You Should Go Ahead), João Matos na voz e no baixo, Pedro da Rosa na guitarra e na voz (Golpes) e Ricardo Amaral na guitarra.
"Sinceramente" é o primeiro avanço do disco de estreia que está a ser preparado.
A canção foi gravada e misturada por Nelson de Carvalho e por João Pedreira nos estúdios da Valentim de Carvalho em Setembro de 2012.
O vídeo foi realizado por Telmo Vicente com a produção de Catarina Wallenstein.

SINGLE DE APRESENTAÇÃO

Créditos do Vídeo:
Realização por Telmo Vicente * Direcção de fotografia por Alexandre Valentim * Filmado por Telmo Vicente, Sal, Victor Castro e Alexandre Valentim * Produzido por Catarina Wallenstein assistida por Sara Graça * Electricidade e maquinaria por Rui Alves * Imagem por Alexandre Valentim e Vasco Saltão * Editado por Sérgio Pedro e Telmo Vicente * Correcção de côr por Paulo Inês na Light Film * Design gráfico por Vasco Vicente * Obrigado José Pedro Baptista, Hugo Valverde, Paulo Rodrigues, Joca Baptista Pinto, Nuno Caldas, Auto eléctrica do Cacém, António Menezes Cordeiro, João e Manuel Chagas, Pedro Miguel Ramos, Sara Duarte, Frederico Marques, José Pedro Reis, Paula Homem e Lola Coelho *Um obrigado especial à Light Film Portugal * Armada é David Ferreira, David Pires, João Miguel Matos, Pedro da Rosa e Ricardo Amaral


Em Maio de 2009 os amigos David Pires, João Miguel Matos, José Pedro Baptista e Pedro da Rosa juntam-se para formar uma banda de Rock n’Roll chamada Armada. A banda foi compondo o repertório que ia apresentando esporadicamente ao vivo por Lisboa. Quando desafiados a registar o seu trabalho em vídeo, descobriram a vontade de explorar a linguagem da Curta Metragem. O resultado foi uma ficção de nome A Armada – Nos Bastidores da Verdade. A curta foi apresentada no festival urbano de curtas metragens Shortcutz, e dela foi retirado o teledisco da música Charanga é Rock n’Roll, vencedor do vídeo revelação no festival de telediscos Offbeatz.

O verão de 2012 ficou marcado como um ponto de viragem: José Pedro emigra e durante as despedidas a banda convoca audições para um novo guitarrista. Para essa audição foram convidados Ricardo Amaral e David Ferreira. Tanto um como outro, agarram a música trazendo novas cores às canções, mas com duas linguagens muito diferentes. A decisão resulta na escolha de ambos a fim de provocar as canções já escritas com uma contracena de três guitarras, três solistas e três estéticas e agora cinco vozes. Desde aí, a nova formação decide intensificar o trabalho, manter o nome e algumas das canções nunca editadas. Escolhe-se o single “Sinceramente” que é gravado em Setembro nos estúdios da Valentim de Carvalho e a banda volta às filmagens com o respetivo teledisco.

A Armada começa a primeira tour pelo país já em fevereiro, enquanto se cozinha o próximo vídeo e se finaliza o primeiro disco.

 

Elementos

David Ferreira é natural de Cascais. É um guitarrista eclético autodidata. Tem registos editados em diversos géneros de música como o indie rock, a música de dança, o hip hop e o metal. Entre 2005 e 2009 faz parte da banda You Should Go Ahead e participa como músico convidado em registos de artistas soul africanos e com o projeto de metal Fome. Em 2012 fundou o duo de música instrumental Lucky Lupe, que mantém paralelamente à Armada.

Nascido em Lisboa, David Pires tem o seu primeiro contacto com a percussão em Moçambique, onde viveu parte da sua infância. Aos 11 anos aborda pela primeira vez a bateria. Mais tarde cria uma banda de rock numa cave com o seu irmão e dois amigos. Daí nascem Os Pontos Negros, banda que compôs grande parte da sua experiência musical. Em 2009 forma a Armada, onde toca bateria e faz coros, e no entretanto inicia os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente integra a formação de outros projetos como João Só e Os Abandonados; O Martim e fLume.

João Miguel Matos nasceu em Lisboa. Durante a adolescência criou com amigos várias bandas de punk onde tinha o papel de vocalista. Começou os estudos de guitarra elétrica e bateria pela sua mão. Em 2009 adota o baixo como o seu instrumento. É formado em estatística e divide a sua ocupação entre o trabalho no ramo e a música. Na Armada toca baixo e divide o papel de vocalista com o Pedro.

Pedro da Rosa é natural da Golegã. Começou a estudar música aos 5 anos nas aulas de canto. Entre os 7 e os 16 anos teve formação clássica de piano. Em 2000 mudou-se para Bruxelas onde terminou o liceu e formou a primeira banda de covers. Durante o período em que viveu na Bélgica, iniciou o estudo de guitarra com o jazzista Pierre Quinet. Regressou a Portugal em 2003 onde integrou o curso de Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico. Em 2006 conformou a banda Os 400 Golpes, que em 2008 muda o nome para Os Golpes. Com este grupo foi editado um disco e um ep contendo o single Vá Lá Senhora , gravado com Rui Pregal da Cunha, e que atingiu algum sucesso e exposição nas rádios e Tops nacionais. Em 2009 começa a Armada onde canta e toca guitarra. Em 2010 co-funda uma editora, e em 2011 produz o disco Gazela dos Capitão Fausto e toma a decisão em conjunto com a banda de suspender Os Golpes. No presente concilia o mestrado em Engenharia Civil com a profissão de músico e produtor.

Ricardo Amaral nasceu em Lisboa. Começou a ter aulas particulares de guitarra aos 11 anos adquirindo algumas noções básicas do instrumento. Aos 16 anos mudou-se para a Nova Zelândia onde viveu durante um ano. Regressou a Portugal e formou a primeira banda de covers. Em 2008 entrou para a Escola de Jazz Luis Villas Boas, e no verão de 2009 mudou-se para Londres. Em 2010 concluiu o segundo ano do Hot Clube de Portugal e entrou para a Escola Superior de Musica de Lisboa. Em 2011 torna-se co-fundador da banda de rock Soft Camel. Em 2012 formou os Jellyfish Dance e o trio de tributo a Jimi Hendrix: The New Experience. É neste mesmo ano que passa também a fazer parte da nova formação da Armada onde toca guitarra e faz coros.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,366,268