Notícias
"AS BAILARINAS" REGRESSA AOS CINEMAS PORTUGUESES
Este “filme revolucionário” (The New Yorker) regressa agora numa cópia restaurada e tem estreia marcada para 21 de fevereiro, em exclusivo no ESPAÇO NIMAS, em Lisboa. e TEATRO DO CAMPO ALEGRE, no Porto.
AS BAILARINAS (no original “Les Valseuses”), filme de culto de 1974 realizado por BERTRAND BLIER protagonizado por GÉRARD DEPARDIEU, PATRICK DEWAERE e MIOU-MIOU, vai regressar aos cinemas nacionais numa cópia restaurada no próximo dia 21 de fevereiro em Lisboa e no Porto.
GÉRARD DEPARDIEU e PATRICK DEWAERE interpretam Jean-Claude e de Pierrot, dois marginais que partem numa selvagem jornada de crime e sexo. Pelo caminho encontram uma esteticista frígida (MIOU-MIOU), uma ex-presidiária ninfomaníaca (JEANNE MOREAU) e uma jovem burguesa decidida a escapar à sua aborrecida rotina (um dos primeiros papéis de ISABELLE HUPPERT). A morte e a prisão são riscos constantes mas nenhum deles se parece importar.
“Estava muito zangado e queria fazer um filme de certa forma obsceno”, disse em 2011 BERTRAND BLIER sobre AS BAILARINAS. Para o realizador este “foi uma espécie de ataque contra o público sobre o gosto francês” da época. Apesar da atitude assumidamente provocatória, o filme foi um êxito nacional e internacional e só em França foi visto por quase 6 milhões de espectadores.
BERTRAND BLIER cineasta iconoclasta e inconformado alcançou os seus maiores sucessos nas décadas de 1970 e 80, tendo inclusivamente vencido o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Uma Mulher Para Dois” (“Préparez vos mouchoirs”). Os seus filmes marcaram presença nas seleções oficiais dos principais festivais de cinema europeus, incluindo Veneza, Berlim e Cannes, onde venceu em 1989 o Grande Prémio do Júri.
Este “filme revolucionário” (The New Yorker) regressa agora numa cópia restaurada e tem estreia marcada para 21 de fevereiro, em exclusivo no ESPAÇO NIMAS, em Lisboa. e TEATRO DO CAMPO ALEGRE, no Porto.
Na semana anterior, o cinema da Avenida 5 de Outubro recebe um ciclo dedicado a GÉRARD DEPARDIEU, com a exibição de 7 filmes onde o ator prova por que razão é considerado um dos melhores atores do mundo. “O Miúdo”, de Maurice Pialat, “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau, ou “Os Tempos que Mudam”, de Andre Téchiné, são alguns dos títulos em destaque entre 9 e 12 de fevereiro.