Notícias
PASTEL DE NATA E DESIGN PORTUGUÊS FAZEM CHECK IN NO AEROPORTO DE LISBOA
A ANA Aeroportos de Portugal convida os visitantes do Aeroporto de Lisboa a ativarem os seus sentidos com um programa único de atividades culturais para “ Ver, Ouvir e Degustar” durante todo o mês de janeiro.
Creative Industries Program for ANA em janeiro
• Dia 26 Design Português, Branca Lisboa
• Dia 28 Pastel de Nata, Nata Lisboa
A ANA Aeroportos de Portugal convida os visitantes do Aeroporto de Lisboa a ativarem os seus sentidos com um programa único de atividades culturais para “ Ver, Ouvir e Degustar” durante todo o mês de janeiro. No âmbito do Creative Industries Program for ANA, inaugura no dia 26 a Mostra de Design Português da Branca Lisboa que anima durante 2 meses o novo espaço da área restrita de partidas após raio-x. A partir do dia 28 e durante uma semana, conhecer a história e degustar pastéis de nata fresquinhos da Nata Lisboa são as chamadas que ninguém quererá perder no espaço multiusos da área restrita de partidas.
O design contemporâneo promete dar cor e forma ao Aeroporto de Lisboa, com uma seleção de peças exclusivamente portuguesas da marca Branca Lisboa. A Branca Lisboa é uma nova linha de mobiliário para a casa, onde cada peça é o resultado de uma abordagem experimental, apoiada por pesquisa detalhada sobre as qualidades estéticas e estruturais dos materiais, bem como sobre os melhores métodos de produção. BRANCA une as tradições artesanais portuguesas com estética contemporânea e tem orgulho de trabalhar com artesãos, combinando as suas técnicas com as ferramentas de produção digital mais atuais.
“The world needs Nata” é o mote da Nata Lisboa, a nova meca dos pastéis de nata em Lisboa. O produto que o ministro da Economia descreveu com sendo ideal para exportação vai marcar presença durante o mês de janeiro no Aeroporto de Lisboa, no espaço restrito de partidas, reservado a passageiros com cartão de embarque. A Nata Lisboa pretende, assim, alargar os destinos de peregrinação, explicar a História do processo de fabrico deste doce tipicamente português e convidar os passageiros a degustar o famoso Pastel de Nata.
Durante o mês de janeiro continuam patentes no âmbito do “Programa Ver, Ouvir e Degustar” as exposições “Fado”, mostra produzida pelo Museu do Fado e pela EGEAC que celebra a elevação deste género musical português a património da humanidade, “Guitarras Malabar – Novas Guitarras de Novos Artistas” e “Memórias do São Carlos – Figurinistas Portugueses”.
AGENDA DE JANEIRO:
26 de janeiro: Inauguração da Mostra do Design Português pela Branca Lisboa, Área Restrita após Raio-X
A partir de 20 de janeiro: Música Portuguesa a Gostar Dela Própria assinala 2º aniversário com montagem de edição personalizada em vários monitores de televisão distribuídos pelo aeroporto com o escopo de dar a conhecer os vídeos que Tiago Pereira fez sobre as várias músicas das mais diversas regiões do país, Área Pública e Área Restrita
A partir de 28 de janeiro: História do Processo de Fabrico e degustação do Pastel de Nata, pela Nata Lisboa, Todos os dias na Área Restrita após Raio-X
Até 31 de janeiro: Exposição “o Fado” pelo Museu do Fado e EGEAC, Área Restrita Após Raio-X e junto às portas de embarque (Porta 24)
Até 31 de janeiro: Exposição Memórias de São Carlos – Figurinistas Portugueses, Área Restrita Chegadas Sala de Recolha de Bagagens
Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:
Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas, dando resposta à necessidade dos passageiros que, conforme dados provenientes dos inquéritos de avaliação da satisfação, destacaram a dinamização cultural como uma área a melhorar. Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.