"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TRIBUTO DE CONSAGRAÇÃO FUNDAÇÃO INÊS DE CASTRO 2012 PARA ALMEIDA FARIA

No âmbito do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, atribuído na sua edição de 2012 a Maria do Rosário Pedreira, o júri decidiu ainda distinguir a obra de Almeida Faria com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012.


No âmbito do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, atribuído na sua edição de 2012 a Maria do Rosário Pedreira, o júri decidiu ainda distinguir a obra de Almeida Faria com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, no dia 2 de março de 2013, e será presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.

O júri desta edição do prémio foi composto por José Carlos Seabra Pereira (presidente), Mário Cláudio, Fernando Guimarães, Frederico Lourenço e Pedro Mexia. Em anos anteriores foram já distinguidas com o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro as obras de Urbano Tavares Rodrigues (2007), António Osório (2008), Manuel Alegre (2009), Vasco Graça Moura (2010) e Fernando Echevarría (2011).

De Almeida Faria a Assírio & Alvim publicou já Rumor Branco e A Paixão, que chega hoje às livrarias nacionais. Em 2013 publicará ainda Cortes e, em 2014, Lusitânia e Cavaleiro Andante.

 

Sobre o Autor

Nasceu em 1943. Aos dezanove anos publicou o seu primeiro e premiado romance, Rumor Branco. Além de romancista, é autor de ensaios, contos, teatro. Mais recentemente publicou, a partir de um conto seu, o libreto para a cantata de Luís Tinoco Os Passeios do Sonhador Solitário; e O Murmúrio do Mundo, relato ensaístico de uma viagem à Índia.
Os seus romances receberam diversos prémios, estão traduzidos em muitas línguas, são estudados nos mais variados países e sobre eles há livros e teses universitárias. Fez numerosas conferências em universidades europeias, norte-americanas e brasileiras e tem artigos publicados em português, espanhol, francês, italiano, neerlandês, alemão, dinamarquês e sueco. Ao conjunto da sua obra foi atribuído o Prémio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora, o Prémio Universidade de Coimbra e, agora, o Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2012.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,368,158