"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ÁLVARO CUNHAL NA MOITA

No dia 19 de janeiro, a partir das 17:30h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, a Câmara Municipal da Moita vai apresentar publicamente o seu Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal.




No dia 19 de janeiro, a partir das 17:30h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, a Câmara Municipal da Moita vai apresentar publicamente o seu Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal.

A apresentação inicia-se com a abertura da exposição “Álvaro Cunhal: Desenhos de Prisão e Projetos”. Esta exposição mostra os desenhos feitos a lápis sobre papel, executados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, numa cela da Penitenciária de Lisboa, onde passou oito anos em total isolamento, e no Forte de Peniche, de onde se evadiu em janeiro de 1960.

Às 18:00h, vai ser apresentado o programa das comemorações, dando-se a conhecer as iniciativas previstas até novembro de 2013: colóquios, exposições, cinema, conferências, entre outras, que irão contribuir para um conhecimento mais profundo do homem e escritor, figura de relevo da história contemporânea portuguesa.

Meia hora mais tarde, pelas 18:30h, terá lugar a conferência inaugural “A Obra Literária de Álvaro Cunhal”, pelo escritor Domingos Lobo.

Domingos Lobo começou por fazer teatro como ator, depois como autor e encenador. Passou pelo jornalismo e pelo teatro radiofónico, tendo-se estreado como ficcionista, com um dos romances considerado canónico sobre a Guerra Colonial (“Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando”). Seguiram-se, na ficção: “Pés Nus Na Água Fria”, “As Máscaras Sobre o Fogo” e “As Lágrimas dos Vivos”. É igualmente poeta, dramaturgo e ensaísta, tendo, em 2005, reunido alguns textos de crítica e intervenção literária no volume “Desconstrutor de Neblinas”.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,370,566