Notícias
ORFEÃO DE LEIRIA CONVIDA "MIÚDOS" E "GRAÚDOS" A FAZER MÚSICA
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) convida os leirienses a conhecer, experimentar e fazer música com o Gamelão de Porcelana e Cristal, que a partir de janeiro estará disponível ao público em concertos e workshops.
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) convida os leirienses a conhecer, experimentar e fazer música com o Gamelão de Porcelana e Cristal, que a partir de janeiro estará disponível ao público em concertos e workshops, onde experimentar e soltar a imaginação serão as palavras de ordem. Os dias úteis serão reservados às escolas, onde crianças e jovens se podem expressar musicalmente e conhecer este convidado especial, enquanto nos fins-de-semana também os graúdos podem dar asas à imaginação, em workshops para a família e não só.
O Gamelão de Porcelana e Cristal é um instrumento musical muito original, composto por peças de faiança, cristal e grés, que está instalado no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, no âmbito de uma parceria entre o OL CA e a Companhia de Música Teatral, e que foi apresentado ao público leiriense num concerto surpreendente, que decorreu no passado sábado, dia 22 de dezembro.
As atividades começam já no dia 7 de janeiro, e acontecem todas as segundas, quartas e sábados, sendo que cada dia contará com dois workshops, um a iniciar às 10h00 e outro às 11h15. As sessões de segunda e quarta-feira são especialmente desenhadas para crianças, e as de sábado para famílias, ou seja, crianças acompanhadas pelo pai, pela mãe, por ambos, ou por outro adulto. Os workshops, com capacidade média para 20 pessoas, terão um custo de 2,5€ por pessoa, e serão ministrados pelo professor da Escola de Música Joaquim Branco.
A experimentação e a mistura de sonoridades e tecnologias estarão também em destaque nos concertos programados para os próximos meses: “Porcelana, Cristais e Sopros”, “Porcelanas, Cristais e Cordas” e “Porcelana, Cristais e Bites”.
«O Gamelão tem um ritmo envolvente, sons cristalinos, límpidos, agudos e graves, e pode ser tocado por uma multidão, que, coordenada, faz música com os mais elementares sons do universo», salienta Joaquim Branco, que, com Sónia Leitão, lidera a Direção Pedagógica do OL CA. «O que é interessante e desafiante neste instrumento é que, mesmo sem preparação, é possível as pessoas expressarem-se musicalmente, sozinhas ou em grupo, desde crianças a adultos. É, de facto, um instrumento único».
O Gamelão de Porcelana e Cristal é, em simultâneo, um instrumento musical, obra de arte e peça de design, e está instalado na Galeria de Exposições Temporárias do m|i|mo - Museu da Imagem em Movimento, ocupando a quase totalidade desse espaço. Segundo Joaquim Branco, vislumbram-se uma «infinidade de possibilidades de ateliês e concertos, desde o experimentalismo, à fusão com a dança, a eletrónica, o teatro, etc.».
Este instrumento chega à cidade pela mão do Orfeão de Leiria, numa parceria com a Companhia de Música Teatral, e no âmbito de um projeto mais lato do Conservatório, o projeto Sons do Universo, um “laboratório” de sons, à medida de todos, que incentiva à descoberta.
«Conhecer sons, fazer sons, experimentar sons, ouvir sons, imaginar sons… conhecer a beleza dos sons enquanto origem da própria música» é a proposta do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes com o projeto Sons do Universo, que trará, já a partir deste mês, instrumentos e sons para conhecer ou redescobrir. «O toque, a experimentação, fusão de tecnologias e de tradição, concertos inesquecíveis e momentos únicos, dominarão a temporada Sons do Universo que se inicia com o Gamelão de Porcelana e Cristal», explica a Direção Pedagógica da Escola de Música do OL CA.
O Gamelão de Porcelana e Cristal é um projeto de investigação artística realizado pela Companhia de Música Teatral, que pretende catalisar novas práticas performativas e explorar um território interdisciplinar, que permita gerar e testar ideias ao nível da composição musical, da escultura, da criação de novos instrumentos, da pedagogia, da comunicação interpessoal, dos materiais, da acústica e do design. Foi criado no âmbito do projeto Opus Tutti, uma colaboração da Companhia de Música Teatral com o Laboratório de Música e Comunicação na Infância / CESEM da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL, e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, visando conceber e implementar boas práticas de caráter artístico, direcionadas para a infância.