"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTUGUESES ELEGEM ENTROIKADO COMO A "PALAVRA DO ANO" 2012

A realidade socioeconómica terá influenciado a escolha da “Palavra do Ano” 2012. Os vocábulos "desemprego" e "solidariedade" ficaram em segundo e terceiro lugar da votação.


A realidade socioeconómica terá influenciado a escolha da "Palavra do Ano" 2012. Os vocábulos "desemprego" e "solidariedade" ficaram em segundo e terceiro lugar da votação.

entroikado
adjectivo

1 obrigado a viver sob as condições impostas pela troika (equipe constituída por responsáveis da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional e que negociou as condições de resgate financeiro em Portugal);

2 coloquial que está numa situação difícil; tramado, lixado;
(Particípio passado de entroikar)

entroikado In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-01-03]. Disponível aqui.

Esta manhã, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, foi anunciada a “Palavra do Ano” 2012 eleita pelos portugueses: “entroikado”. Ao contrário do que aconteceu na edição 2011, a escolha foi clara, uma vez que “entroikado” obteve 32% dos votos, tendo “desemprego” registado 14% e “solidariedade” 12%.

Com base nestes resultados, poder-se-á dizer que “entroikado” traduzirá o sentimento geral que se vive no país: os portugueses sentir-se-ão “entroikados”, dadas as condições de austeridade impostas pela troika. A crise socioeconómica que Portugal atravessa e o impacto da mesma no quotidiano dos portugueses, tema constante na agenda do ano anterior, conduziram ao registo deste neologismo no Dicionário da Língua Portuguesa online da Porto Editora.

O vocábulo “entroikado” é, também, um excelente exemplo da produtividade da língua portuguesa: juntando um elemento à esquerda e outro à direita da palavra “troika” nasce um novo vocábulo. A equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, responsável pela seleção das palavras candidatas, continuará a acompanhar de perto a vida evolutiva desta nova palavra no quotidiano dos portugueses.

A palavra “entroikado” sucede a “austeridade” como “Palavra do Ano”, sendo de referir que, em 2010, a palavra eleita foi “vuvuzela” e, em 2009, foi “esmiuçar”. A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.

Resultado final:
entroikado 32%
desemprego 14%
solidariedade 12%
bosão 11%
manifestação 9%
cortes 8%
imposto 4%
refundar 4%
democracia 3%
TSU 2%

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,370,399