"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PROGRAMAÇÃO TAGV: JANEIRO E FEVEREIRO

Começamos o ano de 2013 abrindo mundo às crianças e aos jovens: a série mensal Cinema em Família, com sessões às 15h00, abre no próximo dia 19 de janeiro, com uma singular antologia de Filminhos Infantis.


Começamos o ano de 2013 abrindo mundo às crianças e aos jovens: a série mensal Cinema em Família, com sessões às 15h00, abre no próximo dia 19 de janeiro, com uma singular antologia de Filminhos Infantis e prossegue no dia 9 de fevereiro, com uma seleção d’A Monstra 2012, o Festival de Animação de Lisboa.

Em contexto formativo, As Sessões do Carvão, promovem na Casa das Caldeiras, às 18h30 e 21h30, os ciclos Zhang-ke-Jia – Retratos da China Moderna e, em colaboração com o Fila K, uma programação de Homenagem aos Cineclubes.

O Cinema à Segunda mantém o contacto continuado com a cinematografia de qualidade e premiada, pela mão de Benoit Jacquot (Adeus, Minha Rainha, dia 7 de janeiro, às 21h30) Paolo e Vittorio Taviani (César Deve Morrer, 14 de janeiro, às 21h30), Claude Chabrol (Bellamy, 21 de janeiro, às 21h30), Michael Haneke (Amor, 28 de janeiro, às 21h30), Leos Carax (Holy Motors, 4 de fevereiro, às 21h30), Joachim Trier (Oslo, 31 de Agosto, 11 de fevereiro, às 21h30), Chantal Ackerman (A Loucura de Almayer, 18 de fevereiro, às 21h30) e Joaquim Sapinho (Deste Lado da Ressurreição, 25 de fevereiro, às 21h30).
 
O teatro merece igualmente destaque, com a apresentação em Coimbra, no dia 31 de janeiro, às 21h30, de Três Dedos Abaixo do Joelho, a última criação de Tiago Rodrigues, dramaturgo residente no TAGV durante o biénio 2012-13. Trata-se de uma revisitação crítica dos meandros da censura teatral durante o Estado Novo, mas também de uma reflexão sobre escrita, valor dramático, receção pública e política do espetáculo.

Fevereiro será ainda o Mês da Dança no TAGV, oportunidade única para assistir a três espetáculos, com propostas diversas, entre Europa Naquele Lugar, de Miguel Moreira e Romeu Runa, nos dias 6 e 7 de fevereiro, às 21h30; Alibantes, de Romulus Neagu, no dia 14 de fevereiro, às 21h30; e Um Gesto que Não Passa de uma Ameaça, da dupla Sofia Dias e Vítor Roriz, vencedores do Prémio Jardin d’Europe 2011, no dia 20 de fevereiro, às 21h30.
 
A música regressa em tonalidades várias. À semelhança de anos anteriores, a Brigada de Intervenção, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e do Teatro Académico de Gil Vicente, oferece à Cidade um Concerto de Ano Novo, no dia 10 de janeiro, às 21h30 (entrada gratuita). A Banda Sinfónica do Exército, sob a direção de João Oliveira, interpreta peças de Johannes Brahms, Max Bruch, Jules Massenet e Johan Strauss II, entre outros.

No dia 12 de janeiro, sob a direção artística de Patrícia Sucena de Almeida, o público de Coimbra terá acesso a um concerto excecional, com o pianista Ian Pace. Do Virtuosismo Pianístico de Liszt à Multi(n)disciplina do Século XXI consiste num percurso programático articulando por dois marcos transitórios e uma estreia mundial, partindo do virtuosismo pianístico do século XIX com Liszt, percorrendo os séculos XX e XXI, implicando o piano mas também a multidisciplinaridade das obras de compositores como Kagel, Schnebel, Rzewski, Feldman, Nono, de Almeida, inseridas em diversas correntes musicais contemporâneas.

Música à Sexta e a Outros Dias da Semana incluirá ainda o projeto There Must Be a Place, que em 2012 juntou duas bandas revelação em Portugal, Best Youth e We Trust. No TAGV, apresentam-se no dia 8 de fevereiro, às 21h30.

Finalmente, no dia 22 de fevereiro, o guitarrista português Joel Xavier marca presença no TAGV, para um concerto que dará conta do perfil multifacetado deste intérprete, que colaborou e gravou já com nomes tão diversos como Ron Carter, Toots Thielemans, Paquito D'Rivera, entre outros.

O Projeto Educativo manterá duas iniciativas que se prolongam pelo primeiro semestre. Cumprida a fase de criação e a apresentação pública, As Histórias do Teatro serão ocasião para uma visita guiada (18 de janeiro, às 10h00 e 14h00 e 19 de janeiro, às 17hh00; 22 de fevereiro, às 10h00 e 14h00 e 23 de fevereiro, às 17hh00) que desejamos inscrever na programação regular, como desafio para fazer conviver os mais jovens com a memória e o presente do teatro.

Coordenada por Susana Paiva, por outro lado, a Escola Informal de Fotografia do Espetáculo que esta temporada decorre no TAGV e na Casa das Caldeiras, com grande adesão de fotógrafos e do público em geral, contempla mais uma edição do Photobook Club Coimbra (12 de janeiro e 9 de fevereiro, às 21h30), o 3º Openshow Portugal (11 de janeiro, às 21h00) e uma Masterclass (11 de janeiro, às 14h30 e 17h00) em duas partes com Andrea Inocêncio, dedicadas sobretudo à relação complexa que se estabelece entre fotografia, performance e documentação.

E porque o ano se anuncia inescrutável, facilitaremos o acesso da academia aos eventos do TAGV, através de uma política de preços revista, ajustada ao tempo presente.

Fevereiro, Mês da Dança

O mês de fevereiro destaca-se no TAGV pela mostra conjunta de três trabalhos coreográficos, diferentes no que respeita a estéticas de composição e à interação dos corpos no espaço. Partindo de uma mesma linguagem, as duplas Vítor Roriz e Sofia Dias (Um gesto que não passa de uma ameaça), Miguel Moreira e Romeu Runa (Europa Naquele Lugar), e ainda Romulus Neagu (Alibantes) propõem gramáticas díspares e mostram preocupações temáticas divergentes entre si. Contudo, os trabalhos em causa revelam interseções consideráveis com outras áreas artísticas: o teatro, pelas fraturas históricas que continuam visíveis entre a dança e o teatro; e ainda  com a música, que ocupa uma certa centralidade em Europa Naquele Lugar, que conta com a colaboração do compositor Pedro Carneiro, e em Alibantes, no qual Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns, deu origem ao próprio trabalho.

O que propomos aos espectadores é portanto uma viagem pelas linguagens que têm pontuado a dança contemporânea portuguesa do século XXI, durante o mês de fevereiro. Esta viagem sobre o que possa ser “dançar” nos dias de hoje terá uma segunda edição no mês de maio: quatro novos coreógrafos apresentarão os seus solos mais recentes, num ciclo com duração de dois dias, intitulado Novos Rumores / Novos Criadores.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,370,953