"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O MAR DE TODOS OS DEUSES" VENCE PRÉMIO POESIA E FICÇÃO DE ALMADA 2012

O livro de poesia “O Mar de todos os deuses”, da autoria de Helena Barbagelata, venceu o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada 2012. O galardão foi atribuído no dia 10 de dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda.

O livro de poesia “O Mar de todos os deuses”, da autoria de Helena Barbagelata, venceu o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada 2012. O galardão foi atribuído no dia 10 de dezembro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda.

Em 2012, integraram a competição 21 obras originais de poesia avaliadas pelas seguintes personalidades: Luis Machado, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Fernando Fitas, em representação da Câmara Municipal de Almada, e Lina Céu Brito Martins Carvalho, em representação da Sociedade de Língua Portuguesa.

“O Mar de todos os deuses”

Nas palavras de Fernando Fitas, porta-voz do júri, “trata-se de um livro concebido e alicerçado num discurso poético que nos remete para o imaginário de Virgílio, um dos mais importantes autores da literatura clássica e que nos surpreende, sobretudo, por ter sido escrito por uma jovem de apenas 21 anos”.

Sobre a autora

Helena Barbagelata nasceu em Lisboa a 6 de dezembro de 1991 e reside na Cova da Piedade. É estudante de Ciência Política e Relações Internacionais e História da Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realiza tradução e publica prosa e poesia em antologias e revistas literárias em Portugal, Brasil e Itália, tendo sido premiada em diversos concursos internacionais.

Prémio Poesia e Ficção de Almada

Organizado pela Câmara Municipal de Almada, desde 1995, o Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada pretende estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores naturais, residentes ou que exerçam a sua atividade no concelho de Almada. O autor premiado recebe um prémio pecuniário no valor de 2500 euros.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,373,158