"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEIA D'IMPULSOS CELEBRA O DIA DA CIDADE DE PORTIMÃO

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva associa-se às comemorações dos 88 anos de elevação de Portimão à categoria de cidade e promove várias atividades de cidadania ativa, com o objetivo de estimular o espírito de debate e reflexão junto da comunidade local.


A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva associa-se às comemorações dos 88 anos de elevação de Portimão à categoria de cidade e promove várias atividades de cidadania ativa, com o objetivo de estimular o espírito de debate e reflexão junto da comunidade local.

Do conjunto de iniciativas faz parte a apresentação do livro “Teia D’Ideias: Espaço de Cidadania”, que reúne as principais conclusões extraídas da primeira série de debates com o mesmo nome, servindo de testemunho das ideias que foram amplamente discutidas e que assim ganham uma nova amplitude.

O lançamento da obra está marcado para as 19h00 de 10 de dezembro e terá lugar na Casa Manuel Teixeira Gomes, espaço que acolheu todos os debates Teia D’Ideias, a que segue uma homenagem ao padre Arsénio Castro da Silva, um dos 58 convidados que deram o seu contributo para este ciclo e a quem será dedicada a 1ª edição do livro.

Do programa consta ainda uma conferência subordinada ao tema “Cidadania Ativa – A importância da Intervenção Social nos tempos que correm”, na qual será preletor o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz. As atividades deste dia encerram com uma festa no Absolutely – Cocktail Lounge Bar, na Praia da Rocha, agendada para as 22h00.

12 de dezembro é a data marcada para mais uma tertúlia do ciclo Teia D’Ideias, que começará às 21h00 na Casa Manuel Teixeira Gomes e na qual será abordado o tema “O Associativismo e a Cidade – Juntos ou de costas voltadas?”.

Tal como é transversal a toda a sociedade portuguesa, em virtude dos atuais turbulentos tempos de crise económica e social, também o associativismo enfrenta hoje novas dificuldades e novos desafios, que devem ser encarados como oportunidades de resposta para uma comunidade em plena crise de valores.

Mais do que aquilo que o poder local pode fazer pelas associações, a Teia D’Impulsos desafia os convidados a refletirem sobre aquilo que o movimento associativo pode fazer pela cidade de Portimão, contribuindo para o seu crescimento social, cultural e económico.

A tertúlia contará com o seguinte painel de convidados: Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão; António Filipe Parra Martins, representante da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto; Armando Santana (Clube União Portimonense), João Bota (TIPO – Teatro Infantil de Portimão), Nuno Monteiro (Portisub – Clube Subaquático de Portimão), Francisco Guerreiro (Associação Barman Barlavento Arade), Nilza Fonseca (Associação Santomense e Amigos no Algarve), Celeste Vilarinho (Associação Flor Amiga) e Ivo Carvalho (Associação Alvorecer), estando a representação da Teia D’Impulsos a cargo de Nuno Bernardino Vieira, num debate moderado por Nuno Silva.

O encontro, promovido pela Teia D’Impulsos em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, conta ainda com o apoio da Pastelaria do Arade e da Delta na realização do coffee-break, está aberto a todos os interessados e será registado em formato áudio, para posterior transmissão pela Rádio Costa D’Oiro através do programa “Impulso”.

O próximo debate deste ciclo está marcado para 9 de janeiro próximo e será subordinado ao tema “Delinquência juvenil – a integração na sociedade”, encontrando-se disponíveis mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos aqui ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,373,663