"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PETIÇÃO PELA CONTINUIDADE DO PROGRAMA CÂMARA CLARA

Petição pública que pretende reivindicar o nosso espaço de espectadores e assegurar a continuidade da emissão do programa Câmara Clara em canal público aberto.

 

Petição pela continuidade do programa Câmara Clara
em Canal Público Aberto de Televisão

Assinar em: http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N32936

 

O programa Câmara Clara - programa semanal de entrevistas e reflexão acerca do universo de criação intelectual, linguística, artística e de produção cultural – tem vindo, ao longo dos últimos seis anos e meio de emissões, a marcar positiva e indelevelmente o panorama audiovisual do universo de falantes da língua portuguesa, distinguindo-se não exclusivamente pela sua capacidade de nos informar – espectadores - mas, e acima de tudo, pela capacidade de criar em nós – espectadores - o compromisso com a reflexão acerca de questões concomitantemente ligadas ao nosso universo humano.

O âmago do programa, e a sua mais-valia, sempre foi o dar espaço à discussão plural de ideologias, convocando-nos – espectadores - a uma reflexão semanal sobre a sociedade e o nosso papel na preservação de identidades, construções filosóficas, espaços de partilha e manifestações artísticas, crenças, patrimónios, horizontes de pensamento, línguas e heranças linguísticas.

Mais do que um programa de divulgação cultural, mais do que uma agenda cultural ou de entretenimento, o programa Câmara Clara assumiu-se como um espaço de análise, reflexão, debate e procura de convergências, colocando-nos a nós – retesamos nós, espectadores - perante nós mesmos, perante o outro, imersos no nosso universo de criação e inundados pelo universo criativo que herdamos, que partilhamos, em que nos movemos.

Por este motivo entendemos que devem ser públicos os argumentos e critérios que estiveram na base da tomada de decisão pelo fim das emissões deste programa. Sejam eles de índole política, financeira ou ideológica, é urgente reclamar - enquanto espectadores – pela clareza dos critérios de informação e refletir sobre o paradigma do serviço público: a quem cabe julgar pela programação ou eliminação de um programa? Onde ficamos nós – espectadores - contribuintes, pagadores legados ao gosto dos outros, ao critério dos outros, ao crivo de informação dos outros sem que possamos - nós mesmo, espectadores - reivindicar uma grelha de programação que assegure a preservação de valores de língua, património, ideologia, pensamento, crença religiosa e educação.

São estes os motivos que movem esta petição pública que pretende reivindicar o nosso espaço de espectadores e assegurar a continuidade da emissão do programa Câmara Clara em canal público aberto. Não nos move a política, move-nos a preservação da educação. É urgente assegurar os espaços públicos de reflexão porque a televisão, pública e privada, tem essa obrigação: a de nos educar – a nós, espectadores – e envolver na criação de uma sociedade de conhecimento forte onde a língua portuguesa é o centro e a convergência.

A todos os que se identifiquem com os desígnios da educação e da preservação da língua portuguesa, muito agradecemos que assinem esta petição e nos ajudem nesta tarefa de não comprometer as gerações vindas e vindoiras com um serviço público desclassificado, inócuo e propagandista. A língua portuguesa somos nós.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,372,896