"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NISSAN PROCURA NOVOS TALENTOS NA ESCRITA E NA ILUSTRAÇÃO

A Nissan Portugal lança pela primeira vez na Europa um concurso a nível nacional, designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e destinado aos alunos do Ensino Secundário.


 Nissan lança concurso nacional “Jovens Autores de Histórias ilustradas”
 Plano Nacional de Leitura chancela concurso
 Júri integra personalidades e entidades de reconhecidas competências
 Mais de 900 escolas e 400 mil alunos envolvidos
 A Mobilidade Sustentável é o mote desta primeira edição

Inspirando-se em dois projetos que já são organizados há 29 anos na sua casa-mãe, os prémios Children's Storybook e Children’s Picture Book, a Nissan Portugal lança pela primeira vez na Europa um concurso similar a nível nacional, designado “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, em parceria com o Plano Nacional de Leitura e destinado aos alunos do Ensino Secundário.

Sendo a primeira vez que se realiza na Europa, esta iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan, em particular na vertente de responsabilidade social corporativa e tem como objetivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal.

A temática desta primeira edição é a Mobilidade Sustentável e os destinatários são os alunos do ensino secundário, a quem será proposto o desafio da criação de uma história original e da sua posterior ilustração, alusivas à temática.

Com o intuito de promover o despontar de reais valores nas áreas do concurso e estimular as respetivas escolas para aderirem ao projeto, a avaliação e escolha dos trabalhos finais será feita por um júri nacional composto por personalidades e entidades de reconhecida competência, nomeadamente a jornalista Bárbara Wong, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o poeta e técnico do PNL Manuel Gonçalves, um representante de uma editora e um representante da Nissan.

Aos alunos é oferecido o reconhecimento público através da edição em livro dos nove melhores trabalhos escolhidos pelo júri, a que se juntará um trabalho escolhido entre a comunidade da Nissan Portugal no Facebook (www.facebook.com/NissanPortugal). Os autores destes trabalhos serão ainda premiados com uma viagem a Londres, onde para além do fim de semana livre, terão a oportunidade de conhecer o Centro de Design europeu da Nissan, onde se escreve e desenha a história futura da marca para a Europa.

Entre os trabalhos submetidos pelas escolas serão nomeados os Vencedores da Melhor História e da Melhor Ilustração que, para além dos prémios atrás referidos, terão também a possibilidade de criar, em conjunto, uma nova história a ser editada pela Nissan em livro exclusivo.

Neste concurso, a Nissan conta com a parceria do Plano Nacional de Leitura (PNL), cujo objetivo de desenvolver e melhorar os níveis de literacia em Portugal se revê neste projeto enquanto ação concertada, consistente, pedagogicamente fundamentada e com adequada eficácia lúdica, dirigida a um universo de cerca de 940 escolas e 400 mil alunos do Ensino Secundário da rede escolar nacional. 

Marco Toro, Diretor-geral da Nissan em Portugal sublinha que ”a Nissan tem como Visão Melhorar a Vida das Pessoas criando, para isso, soluções de mobilidade cada mais amigas do ambiente, diminuindo de forma constante e significativa o impacto das nossas atividade industriais e comerciais e atuando de forma relevante nas comunidades onde possuímos uma presença ativa”.

Nesse sentido, continuou, “o desafio que agora lançamos às comunidades escolares nacionais é a nossa forma de retribuir a todos aqueles que ajudam a Nissan em Portugal, quer os nossos Clientes, quer a nossa rede de Concessionários, quer todas as outras pessoas que, de uma forma, ou de outra, são nosso parceiros. Gostaríamos muito de ver que, como resultado desta iniciativa, alguns alunos descobrissem a sua vocação e dessa forma Portugal ganhasse novos talentos!”

Segundo o Professor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do PNL, “o Plano Nacional de Leitura saúda vivamente esta iniciativa da NISSAN, à qual se associa com entusiasmo, na medida em que um concurso como este pode contribuir para estimular a criatividade dos adolescentes, tanto ao nível da escrita como da ilustração, permitindo também a difusão do seu trabalho por muitos leitores. Espero que esta proposta da NISSAN, com a colaboração do PNL, suscite uma grande adesão nas nossas escolas”.

No contexto da “Cidadania Azul” da Nissan, a companhia implementa em todo o mundo, de forma proactiva, iniciativas em áreas como a educação, o meio ambiente e a assistência humanitária. A Nissan acredita que sendo uma empresa cidadã e membro da comunidade global, contribui para desenvolver uma sociedade sustentável para as gerações futuras.

Refira-se que esta é a segunda iniciativa da Nissan direcionada para os estudantes este ano, depois da assinatura de um Protocolo com a Universidade Católica de Lisboa instituindo o Prémio Nissan/FCH em Comunicação, já materializado num estágio remunerado de um ano para um aluno do curso de Ciências da Comunicação.

Em junho de 2013 serão divulgados os vencedores; os novos talentos da escrita e da ilustração nacionais.

Para saber mais sobre as atividades de Responsabilidade social da Nissan visite:
http://www.nissan-global.com/EN/CITIZENSHIP/

Sobre a Nissan
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, encontra-se sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança Renault-Nissan. A operar com mais de 248.000 funcionários a nível global, a Nissan forneceu aos clientes mais de 4,8 milhões de veículos em 2011, gerando uma receita de 9,4 biliões de ienes (118,95 mil milhões de dólares americanos). Com um forte compromisso para com o desenvolvimento de produtos inovadores e entusiasmantes para todos, a Nissan fornece uma gama abrangente de 64 modelos sob as marcas Nissan e Infiniti. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan fez história com a introdução do Nissan LEAF, o primeiro veículo puramente elétrico, comercializado em massa, economicamente acessível e vencedor de diversos louvores internacionais, incluindo os prestigiados prémios de Automóvel Japonês do Ano 2011-2012, Automóvel Internacional do Ano 2011 e Automóvel Mundial do Ano 2011.
 
Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissan-global.com/EN/.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,373,182