"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NUNO TAVARES VENCEDOR DO NOVO TALENTO FNAC FOTOGRAFIA 2012

O trabalho Meus, da autoria de Nuno Tavares, distinguiu-se de entre os 165 portefólios entregues a concurso e obteve o primeiro lugar. Francisco Mendes e Tiago Casanova receberam menções honrosas pelos trabalhos Abstinência. Peleja. Poder e Paisagem Híbrida, respetivamente.



Vencedor: "Meus", Nuno Tavares

O trabalho Meus, da autoria de Nuno Tavares, distinguiu-se de entre os 165 portefólios entregues a concurso e obteve o primeiro lugar. Francisco Mendes e Tiago Casanova receberam menções honrosas pelos trabalhos Abstinência. Peleja. Poder e Paisagem Híbrida, respetivamente.

A FNAC, pioneira em ações de promoção e de apoio à criação artística e aos novos talentos, legitima o seu posicionamento de promotor cultural, apresentando os vencedores da 10ª edição do Novo Talento FNAC Fotografia.

Este ano, o júri foi constituído por António Pedro Ferreira (fotojornalista do Expresso); Augusto Brázio (fotógrafo e membro do coletivo kameraphoto); Mário Teixeira da Silva (diretor do Módulo – Centro Difusor de Arte) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público e Autor do blogue Arte Photographica).

A convocatória da edição de 2012 decorreu de junho a setembro. Em janeiro de 2013, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição do vencedor do Novo Talento FNAC Fotografia 2012. Durante cerca de 12 meses, as exposições do vencedor e das menções honrosas irão circular pelos diversos espaços FNAC, dedicados à exposição de trabalhos fotográficos, nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Leiria, Braga, Guimarães, Viseu e Madeira.


Nas fotografias que capto não reconheço um trabalho, reconheço apenas as minhas memórias em imagens.

Raramente pré-concebo os motivos que fotografo, mas quase sempre retrato os motivos que me levam a fotografar: as pessoas que por mim passam. As que me ficam, as que me partem... e os lugares devolutos que me cativam passam a ser os espaços cénicos que uso para as fotografar, onde emprego sempre características de interpretação corporal e teatral. Assim, aos poucos e poucos em tom de intimidade e gracejo, vão surgindo as pequenas mas tão nossas imagens.

E é esse o meu objetivo fulcral na fotografia, homenagear aqueles que me fazem ou fizeram sentir... vivo.

Nunca procurei atingir imagens de notável técnica fotográfica, seja na hora da captura, como na pós-produção em laboratório, sempre me entusiasmou mais abraçar o imprevisto e o “sujo” em detrimento da precisão. Não persigo a perfeição enquanto técnica, apenas persigo a estética que me sacia. O grão exagerado, os pequenos riscos no fotograma e os pequenos pelos na lente do ampliador, a subexposição e a sobre-exposição, etc, tudo são exemplos de fatores que incluo na minha execução de bom grado.
Nuno Tavares

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,373,027