Notícias
OBRAS DE CABRITA REIS NA TATE
O Grupo EDP doou à Tate Modern, em Londres, duas obras de Pedro Cabrita Reis que vão ficar a pertencer à coleção permanente desta instituição britânica, uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à arte moderna e contemporânea.
O Grupo EDP doou à Tate Modern, em Londres, duas obras de Pedro Cabrita Reis que vão ficar a pertencer à coleção permanente desta instituição britânica, uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à arte moderna e contemporânea. Esta ação EDP insere-se na filosofia do Grupo, que através da Fundação EDP, apoia a internacionalização de artistas portugueses.
Tendo como missão a produção de exposições, revelação de novos talentos, atribuição de prémios e parcerias com outras instituições, a Fundação EDP aposta também na internacionalização de artistas portugueses através de ações de mecenato, em que se insere esta doação à Tate de duas obras de Cabrita Reis.
As obras em questão, "The Moscow Piece" e “The Unnamed Word #1”, ambas de 2006, juntam-se a mais duas adquiridas pela Tate Modern a Cabrita Reis, no príncipio de 2012 e que estão expostas ao público até ao final do ano.
O trabalho de Pedro Cabrita Reis tem já um reconhecimento internacional e é crucial para o entendimento da escultura a partir de meados da década de 1980. A sua complexa obra engloba uma grande variedade de meios como pintura, escultura, fotografia e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados. Utilizando materiais simples e submetendo-os a processos construtivos, Pedro Cabrita Reis recicla reminiscências quase anónimas de gestos e ações primordiais repetidos no quotidiano. Centradas em questões relativas ao espaço, à arquitetura e à memória, as suas obras adquirem um sugestivo poder de associação que, transpondo o visual, alcança uma dimensão metafórica.
Cabrita Reis participou em importantes exposições nacionais internacionais e já representou Portugal na Bienal de Veneza por três vezes e, por duas outras vezes, na Bienal de São Paulo. É ainda o autor do projeto “Da Cor das Flores”, uma obra pública realizada em 2011 na Barragem da Bemposta no âmbito do projeto “Arte e Arquitetura nas Barragens” promovido pela EDP, através da Fundação EDP.