"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OBRAS DE CABRITA REIS NA TATE

O Grupo EDP doou à Tate Modern, em Londres, duas obras de Pedro Cabrita Reis que vão ficar a pertencer à coleção permanente desta instituição britânica, uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à arte moderna e contemporânea.


O Grupo EDP doou à Tate Modern, em Londres, duas obras de Pedro Cabrita Reis que vão ficar a pertencer à coleção permanente desta instituição britânica, uma das mais importantes do mundo no que diz respeito à arte moderna e contemporânea. Esta ação EDP insere-se na filosofia do Grupo, que através da Fundação EDP, apoia a internacionalização de artistas portugueses.

Tendo como missão a produção de exposições, revelação de novos talentos, atribuição de prémios e parcerias com outras instituições, a Fundação EDP aposta também na internacionalização de artistas portugueses através de ações de mecenato, em que se insere esta doação à Tate de duas obras de Cabrita Reis.

As obras em questão, "The Moscow Piece" e “The Unnamed Word #1”, ambas de 2006, juntam-se a mais duas adquiridas pela Tate Modern a Cabrita Reis, no príncipio de 2012 e que estão expostas ao público até ao final do ano.

O trabalho de Pedro Cabrita Reis tem já um reconhecimento internacional e é crucial para o entendimento da escultura a partir de meados da década de 1980. A sua complexa obra engloba uma grande variedade de meios como pintura, escultura, fotografia e instalações compostas de materiais encontrados e de objetos manufaturados. Utilizando materiais simples e submetendo-os a processos construtivos, Pedro Cabrita Reis recicla reminiscências quase anónimas de gestos e ações primordiais repetidos no quotidiano. Centradas em questões relativas ao espaço, à arquitetura e à memória, as suas obras adquirem um sugestivo poder de associação que, transpondo o visual, alcança uma dimensão metafórica.

Cabrita Reis participou em importantes exposições nacionais internacionais e já representou Portugal na Bienal de Veneza por três vezes e, por duas outras vezes, na Bienal de São Paulo. É ainda o autor do projeto “Da Cor das Flores”, uma obra pública realizada em 2011 na Barragem da Bemposta no âmbito do projeto “Arte e Arquitetura nas Barragens” promovido pela EDP, através da Fundação EDP.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,373,419