Notícias
ARMANDA PASSOS E VISTA ALEGRE APRESENTAM A JARRA "SEM FLORES"
Na mesma semana em que Armanda Passos inaugura em Lisboa uma nova exposição, a Vista Alegre Atlantis apresenta “Sem Flores”, a nona peça a integrar o “Projeto Artistas Contemporâneos”, numa homenagem à pintora portuguesa oriunda do Norte de Portugal.
Na mesma semana em que Armanda Passos inaugura em Lisboa uma nova exposição, a Vista Alegre Atlantis apresenta “Sem Flores”, a nona peça a integrar o “Projeto Artistas Contemporâneos”, numa homenagem à pintora portuguesa oriunda do Norte de Portugal.
A Vista Alegre Atlantis, empresa do Grupo Visabeira, acaba de apresentar a edição limitada “Sem Flores”, by Armanda Passos – uma peça exclusiva composta por duas jarras decoradas pela consagrada artista plástica. “Sem Flores” é a nona peça a integrar o “Projeto Artistas Contemporâneos” da Vista Alegre Atlantis, e está disponível na rede de lojas Vista Alegre em Portugal, numa edição limitada e numerada a 500 exemplares.
A Vista Alegre imortaliza assim em porcelana a obra desta conhecida artista nortenha, na mesma semana em que Armanda Passos inaugura em Lisboa uma mostra da sua pintura, com o lançamento de uma peça única do Projeto Artistas Contemporâneos, que conta com nomes tão distintos como Malangatana, Nadir Afonso, Joana Vasconcelos, Eduardo Nery, entre outros.
Lançado em 2008, o Projeto Artistas Contemporâneos é uma coleção premium da Vista Alegre Atlantis que prevê a apresentação de quatro edições anuais, limitadas e numeradas, concebidas por diversos artistas nacionais e internacionais, ligados às artes plásticas e gráficas, consagrados e emergentes.
As anteriores peças (e por ordem) foram da autoria de Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos, Oscar Mariné (Prémio Design Espanha 2010), Nadir Afonso, Malangatana e Portinari.
O processo de escolha dos artistas participantes nesta coleção única é muitíssimo rigoroso, e a concretização das peças é um procedimento extremamente complexo, que requer uma grande minúcia, por forma a respeitar integralmente a obra do autor em porcelana. A Vista Alegre é uma das poucas empresas no mundo que podem e sabem concretizar esse desafio e produzir peças únicas que são verdadeiras obras de arte.
“Sem Flores” pode ser adquirido na rede nacional de lojas da Vista Alegre Atlantis. Com uma edição limitada a 500 exemplares, “Sem Flores” está à venda com um PVP de 470 euros.
Sobre Armanda Passos
Armanda Passos nasceu no Peso da Régua em 1944. Licenciada em Artes Plásticas pela ESBAP, é desde 1976, uma das mais importantes artistas plásticas contemporâneas, tendo representado Portugal em diversas exposições internacionais. Para além dos muitos prémios recebidos, em Portugal e no estrangeiro, a sua obra, representada nas Fundações Calouste Gulbenkian, Oriente e Serralves, nos museus da Sé de Braga, de Arte Sacra e Amadeo de Souza Cardoso, entre outros, tem sido alvo de inúmeras homenagens e retrospetivas. José Saramago, Mário Cláudio, David Mourão Ferreira, Vasco Graça Moura, Lídia Jorge e José Augusto França são alguns dos intelectuais que se debruçaram sobre a complexidade do trabalho da artista.
Sobre a Vista Alegre Atlantis
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar.
Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.
Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.
A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1500 colaboradores e efetua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Juan Carlos de Espanha, a rainha Beatriz da Holanda.
A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha, Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.