"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MIA COUTO E CHICHORRO JUNTOS EM "MAR ME QUER"

Mia Couto e Roberto Chichorro, dois vultos da cultura moçambicana, são os autores da segunda peça da colecção da Vista Alegre “1+1=1” – um projeto inovador e arrojado da marca centenária de porcelanas portuguesa.


Mia Couto e Roberto Chichorro, dois vultos da cultura moçambicana, são os autores da segunda peça da coleção da Vista Alegre “1+1=1” – um projeto inovador e arrojado da marca centenária de porcelanas portuguesa, em que um criador oriundo das mais diversas áreas culturais e um artista plástico se juntam, nascendo desse diálogo uma peça exclusiva da Vista Alegre.

“Mar Me Quer” foi a obra literária que o escritor Mia Couto escreveu em 1998 e que quis imortalizar nesta coleção da Vista Alegre Atlantis. Para transpor a barreira das palavras e para traduzi-las para a arte em porcelana Mia Couto contou o apoio do pintor moçambicano, Roberto Chichorro. Assim nascia a segunda peça da colecção “1+1=1” – a jarra “Mar Me Quer”, uma peça de notável valor artístico, e de edição limitada a 1000 exemplares, que é acompanhada por uma edição especial do livro que lhe serviu de mote e inspiração, reeditado exclusivamente para a Vista Alegre pela Caminho, com ilustrações de Chichorro.

“Curioso como as artes confundem fronteiras e se confundem nas fronteiras inventadas por outros. Quando escrevi a novela ‘Mar Me Quer’ fui visitado por canções e pinturas de outros artistas. O que se passa agora, mais do que uma década depois da publicação de ‘Mar Me Quer’, é que a criação e a criatura de Chichorro para a Vista Alegre se materializaram na minha escrita e vieram vestir um corpo que era feito apenas de palavras. Agradeço à Vista Alegre pela iniciativa. E agradeço ao Chichorro pelo diálogo e cumplicidade”, diz Mia Couto a propósito desta peça.

Chichorro segue-lhe o raciocínio e responde: “Nunca tinha pensado nas artes a confundir fronteiras, como diz, com toda a razão, Mia Couto. Penso que as artes desfazem fronteiras.”

Como a trama da narrativa de “Mar Me Quer” tece-se com o mar sempre em pano de fundo, e com ele a ditar o desenrolar surpreendente da história, a nova peça da Vista Alegre Atlantis será  apresentada dia 19 de novembro no restaurante Zambeze, em Lisboa (Calçada do Marquês de Tancos, Mercado do Chão do Loureiro, Edifício da EMEL): um espaço privilegiado da Visabeira Turismo, de fusão entre a cozinha portuguesa e moçambicana, com o Rio Tejo a enquadrar esta nova vida, escrita em porcelana, de “Mar Me Quer”.

Neste evento estarão presentes os autores – Mia Couto e Roberto Chichorro – e, também, destacados embaixadores da amizade que existe entre Portugal e Moçambique: desde logo o Embaixador de Moçambique mas, também, os ex-futebolistas Eusébio, Mário Wilson, Tony Brassard, e o internacionalmente conhecido saxofonista Otis. Presente estará, também, a convite da Vista Alegre, o secretário de Estado da Economia, Almeida Henriques.

A jarra “Mar Me Quer” encontra-se disponível na rede de lojas nacional da Vista Alegre Atlantis. O seu preço é de 170 euros, numa edição exclusiva limitada a 1000 exemplares.


Sobre a Colecção “1+1=1”
A Coleção “1+1=1” é um projeto que a Vista Alegre Atlantis lançou com o objetivo de celebrar a união histórica da marca Vista Alegre à cultura portuguesa, e de distinguir a excelência da produção artística. A coleção contará com a participação de autores consagrados de áreas culturais muito distintas, de áreas e quadrantes como a literatura, a pintura, o cinema ou o design, que verão as suas criações consagradas na arte em porcelana da Vista Alegre, em edições limitadas de 1000 exemplares.

Sobre a Vista Alegre Atlantis
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar.

Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.

Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.

A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1500 colaboradores e efetua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Juan Carlos de Espanha, a rainha Beatriz da Holanda.

A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha, Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,375,321