"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JOVEM COREÓGRAFO LANDER PATRICK PREMIADO NA ALEMANHA

No passado dia 10 de novembro, no Theater im Pfalzbau (Ludwigshafen, Alemanha), um consagrado Júri composto por 10 elementos, desde diretores artísticos, a reconhecidos coreógrafos, realizadores, compositores, artistas e críticos de dança, atribuiu o segundo prémio na International Choreography Competition No Ballet a Cascas d’OvO, nova criação de Lander Patrick.

2º lugar No Ballet 7th International Choreography Competition Ludwigshafen 2012

No passado dia 10 de novembro, no Theater im Pfalzbau (Ludwigshafen, Alemanha), um consagrado Júri composto por 10 elementos, desde diretores artísticos, a reconhecidos coreógrafos, realizadores, compositores, artistas e críticos de dança, atribuiu o segundo prémio na International Choreography Competition No Ballet a Cascas d’OvO, nova criação de Lander Patrick.

Sob direção artística da coreógrafa Juliane Rößler, No ballet estabeleceu-se nos passados 6 anos como um elemento chave no panorama internacional de dança, tendo recebido mais de 1500 candidaturas de 50 países. De entre os 100 candidatos e 15 selecionados para competir em 2012, representando 14 países (Alemanha, Suíça, Portugal, França, Coreia, Espanha, Israel, Japão, Eslováquia, Taiwan, EUA, Malásia, Itália e República Checa), Lander Patrick destacou-se pela positiva: apresenta uma linguagem de dança contemporânea e genuína, para além das técnicas e movimentos da dança pré-estabelecidas e sem o apoio de cenários ou luz. “Pura dança”, como advoga o Júri.

“A dança tem de inspirar-nos e entusiasmar-nos. Deve obrigar-nos a observar mais de perto e pensar mais profundamente do que dantes. A dança deve despertar, perturbar e emocionar”. Assim diz o Júri. Assim cumpriu o lúcido, bem-humorado e inteligente Cascas d’OvO.

JÚRI NO BALLET
Hansgünther Heyme (Diretor Artístico), Reinhild Hoffmann (Diretor de Ópera e Coreógrafo), Susanne Linke (Coreógrafa), Kajo Nelles (Diretor Artístico da Internationale Tanzmesse nrw), Klaus Obermaier (Compositor e Artista Multimédia), Graziela Padilla (Coreógrafa e Professora de Dança), Hartmut Regitz (Crítico de Dança), Juliane Rößler (Coreógrafa), Ralf Rossa (Coreógrafo e Realizador), Darrel Toulon (Coreógrafo)

CASCAS D’OVO
Isto não é uma história de amor.

Isto não é uma história de amor é uma referência a René Magritte no seu quadro Ceci n'est pas une pipe (1929), categorizando a relação entre os dois homens através da negação. O primeiro ponto de tensão entre afirmação e rejeição de um conceito.

Conceção e Coreografia Lander Patrick Dramaturgia Lander Patrick Interpretação Jonas e Lander Patrick Música Moondog Figurinos Lander Patrick Produção Clara Antunes Consultor Criativo Tomaz Simatovic

Lander Patrick nasceu no Brasil e estudou dança em Portugal (ESD e EDCN) e na Holanda (ArtEZ hogeschool voor den Kunsten). Apresentou criações nos EUA, Portugal e Alemanha. Trabalhou com Monique Duurvoort, Luís Guerra, Von Magnet e Margarida Bettencourt, integrou a CeDeCe. Colabora regularmente com Tomaz Simatovic (SLO), em residências e apresentações na Alemanha, Holanda e Áustria. O seu solo Noodles never break when boiled (2011) foi recentemente apresentado no 1º Andar - Mostra de Criadores Emergentes 2012 e recebeu o  1º prémio no XV Festival of Choreographic Miniatures (Sérvia). Em 2008 obteve o 1º prémio no ‘6º Encontro de Novos Coreógrafos’ (Portugal) com o dueto   --- - --- --- ----?.

Jonas Lopes, cantor e bailarino português, fez formação no Chapitô, na Escola Superior de Dança e no Pineapple Dance Studio, em Londres. Em teatro foi dirigido por António Pires, Sofia de Portugal ou Adriano Luz. Em 2011 lançou o álbum Fado Mutante com o grupo Rosa Negra e cantou em Portugal, Inglaterra, Itália ou Sérvia. Integra a Companhia de Dança Amálgama, colaborou com Margarida Bettencourt e Vera Mantero.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,374,997