Notícias
"PHOTO": ESTREIA MUNDIAL NO FESTIVAL DE ROMA
O primeiro filme realizado por Carlos Saboga vai-se estrear mundialmente amanhã no Festival de Roma. "Photo" marca a estreia do premiado argumentista nacional na realização de uma longa-metragem e compete na secção Cinema XXI.
O primeiro filme realizado por CARLOS SABOGA vai-se estrear mundialmente dia 13 de novembro no FESTIVAL DE ROMA. "PHOTO" marca a estreia do premiado argumentista nacional na realização de uma longa-metragem e compete na secção CINEMA XXI.
CARLOS SABOGA é o argumentista de filmes inesquecíveis como “Mistérios de Lisboa” (pelo qual recebeu o Prémio de Melhor Argumento da SPA e foi distinguido em importantes publicações internacionais), “Linhas de Wellington”, “O Lugar do Morto”, “O Milagre Segundo Salomé”, “Um Amor de Perdição” ou “Jaime”.
O seu primeiro filme, realizado a partir de um argumento escrito pelo próprio, acompanha a personagem Elisa, cuja mãe acaba de morrer e que descobre que o seu pai não é aquele que julgava. A sua busca de um pai improvável, que é também uma fuga ao presente, condu-la de Paris a Lisboa, do fantasma dos anos 70 do século passado aos primeiros anos de um novo século fantasmático.
ANNA MOUGLALIS (“A Cativa”, “Coco Chanel & Igor Stravinsky” e “Gainsbourg – Vida Heroica”) protagoniza o filme ao lado dos atores JOHAN LEYSEN (“As Almas Fortes”, “A Rainha Margot”), DIDIER SANDRE (“Conto de outono”) e do português SIMÃO CAYATTE nos principais papéis.
O filme conta com a participação especial de MARISA PAREDES, e do elenco do filme fazem ainda parte os atores RUI MORISSON, ANA PADRÃO, JOSÉ NETO e ANABELA BRÍGIDA.
"PHOTO" é uma coprodução franco-portuguesa, cujo único apoio em Portugal foi concedido pela RTP. O filme foi rodado maioritariamente no nosso país com uma equipa nacional, tendo a Direção de Fotografia ficado a cargo de MÁRIO BARROSO.
Dedicada às “novas correntes do cinema mundial”, a secção CINEMAXXI de FESTIVAL DE ROMA debruça-se sobre “trabalhos que refletem a contínua reinvenção do cinema no panorama audiovisual contemporâneo” e o júri é presidido pelo célebre DOUGLAS GORDON.
O FESTIVAL DE CINEMA DE ROMA, cujo diretor artístico é Marco Müller, decorre na capital italiana de 9 a 17 de novembro.