"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RESULTADOS DA CAMPANHA ARQUEOLÓGICA SUBAQUÁTICA DO RIO ARADE

Terminou ontem a campanha de arqueologia subaquática a decorrer desde o dia 18 de outubro no estuário e embocadura do rio Arade.


Terminou dia 1 de novembro a campanha de arqueologia subaquática a decorrer desde o dia 18 de outubro no estuário e embocadura do rio Arade. 

Os trabalhos arqueológicos subaquáticos realizados corresponderam essencialmente a prospeção visual, registo e levantamento do espólio mais significativo. As condições meteorológicas e o estado do mar colocaram algumas condicionantes ao mergulho, nomeadamente fraca visibilidade e corrente. No entanto, foi possível obter diversos resultados.

Em Ponta do Altar foram relocalizadas as duas âncoras que servem de referência ao arqueossítio: um presumível contexto de naufrágio de inícios do século XVII, onde foram levantadas em campanhas anteriores um total de 10 peças de artilharia em bronze.

Em Arade B foi confirmada a presença de uma ampla mancha de dispersão de material cerâmico, nomeadamente anfórico, de época romana. A maioria destes materiais poderá estar relacionada com operações portuárias na área, que terá desempenhado funções de fundeadouro durante vários séculos. Salienta-se a descoberta neste local de diversas ânforas (algumas completas) enquadradas na tipologia Dressel 7-11 (ânforas piscícolas, de origem bética, produzidas entre finais do século I a.C. e o início do século II d.C.) que sugerem a hipótese desta área preservar parte de um contexto de naufrágio de época romana. A presente campanha reforça esta possibilidade, destacando-se a recolha de uma ânfora Dressel 7-11 praticamente inteira, que se encontra no Museu de Portimão em dessalinização e conservação, para além de vários fragmentos de contentores da mesma tipologia. Foi realizado um levantamento georeferenciado de todo o espólio exumado.

Em terra e tendo como base logística o Museu de Portimão, os trabalhos consistiram na compilação e sistematização de toda a documentação arqueográfica e cartográfica das campanhas anteriores. Foi igualmente iniciado o registo (fotografia e desenho arqueológico) e estudo das coleções das reservas do Museu relativos aos sítios objeto do presente projeto.

O estudo e interpretação de toda a informação recolhida em campo e gabinete na presente campanha permitirá alcançar um primeiro patamar de conhecimento, que irá orientar os futuros trabalhos de campo, nomeadamente através da identificação de áreas de maior potencial arqueológico, nas quais se procurará desenvolver trabalhos de escavação.

A campanha realizada marcou o início de um projeto que pretende recuperar a investigação arqueológica no estuário do rio Arade e a divulgação do seu património cultural subaquático, através da identificação, caracterização e valorização do seu potencial científico, museológico, pedagógico e turístico.

Esta intervenção enquadra-se no projeto de investigação denominado “Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aproximação ao património cultural subaquático do estuário do rio Arade”, e foi promovida pelo Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e coordenado pelos arqueólogos Cristóvão Fonseca e José Bettencourt, contando com os apoios do Museu de Portimão, Direcção-Geral do Património Cultural, Clube Naval de Portimão, Clube Subaquático de Mergulho Portisub, Centro de Mergulho Subnauta e empresa de arqueologia Archeosfera, Lda.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,378,034