"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO FEMINA 2012 ATRIBUÍDO A SOFIA AREAL

Portugal Protocolo criou o Prémio Fémina para agraciar as mulheres portuguesas, que se tenham distinguido com mérito, em Portugal ou no estrangeiro, profissionalmente, culturalmente e humanitariamente na sociedade portuguesa.

Sofia Areal é uma das mais importantes pintoras da sua geração. Nascida em Lisboa, em 1960, inicia a sua formação no campo das artes plásticas em Inglaterra, com os cursos de Textile Design e o Foundation Course, do Hertsfordshire College of Art and Design, em St. Albans, (1979-81). Regressa a Portugal e estuda nos ateliers de Gravura e Pintura do Ar.Co.,Centro de Artes Visuais, em Lisboa. Expõe coletivamente desde 1982 e individualmente desde 1990. Além da pintura e do desenho, desenvolve também a sua investigação plástica nas áreas da ilustração, design gráfico e cenografia. A sua obra tem fortes influências de grandes nomes desde Picasso a Mark Rothko e Sam Francis e do movimento expressionista abstrato, ou de outros artistas, como Eva Hesse ou Eduardo Chilida.

Está representada entre outras coleções públicas, entre no Banco Espírito Santo, Lisboa, Portugal; Caixa Nova da Galiza, Vigo, Espanha; Casa da Cerca — Centro de Arte Contemporânea, Almada; Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; FEVAL, Cáceres; Fundação de Serralves, Porto; Fundação PLMJ, Lisboa; Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Funchal, além de em inúmeras coleções particulares, em Portugal e no Estrangeiro.

Portugal Protocolo criou o Prémio Fémina para agraciar as mulheres portuguesas, que se tenham distinguido com mérito, em Portugal ou no estrangeiro, profissionalmente, culturalmente e humanitariamente na sociedade portuguesa.

A atribuição dos prémios às agraciadas é efetuada por uma comissão de honra, constituída exclusivamente por membros masculinos – reconhecendo, assim, o seu valor e excelência na sociedade portuguesa moderna e evoluída, como seus pares de pleno direito.

www.sofiaareal.com
www.portugalprotocolo.com

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,378,038