"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

IAC PUBLICA A OBRA DE TIBÉRIO CABRAL

Numa edição do Instituto Açoriano de Cultura, encontra-se já nas livrarias o livro "A Política dos políticos, II Volume (Entrevistas)", da autoria do jornalista Tibério Cabral.




IAC PUBLICA A OBRA
"A POLÍTICA DOS POLÍTICOS – II VOLUME (ENTREVISTAS)"
DE TIBÉRIO CABRAL

Numa edição do Instituto Açoriano de Cultura, encontra-se já nas livrarias o livro A Política dos políticos, II Volume (Entrevistas), da autoria do jornalista Tibério Cabral.

Trata-se, segundo o autor, dum documento importante para um melhor conhecimento, de um quarto de século, da sociedade açoriana - e também da sociedade portuguesa - sob os pontos de vista político, económico, social, cultural e religioso.

O livro prefaciado pelo historiador José Guilherme Reis Leite, inclui 94 entrevistas, publicadas entre 1984 e 2009 nos jornais Direto, Expresso das Nove, Diário Insular e A União, com personalidades da vida política regional e nacional, assim como com figuras destacadas do mundo da Cultura (Literatura e Artes) da Comunicação Social, da Igreja e da Educação.

Entre as muitas matérias abordadas, o autor centra a sua atenção no trabalho dos políticos e nas suas consequências no desenvolvimento da Sociedade Açoriana.

Esta obra contou com apoios da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; Presidência do Governo dos Açores/Direção Regional da Cultura e da Secretaria Regional da Educação e Formação.


Tibério Laureano Meneses Cabral
nasceu a 17 de dezembro de 1957, na freguesia das Fontinhas, concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Concluídos os estudos primários, começou a trabalhar numa mercearia, como empregado de balcão, para ajudar a numerosa família de fracos recursos económicos, retomando mais tarde os estudos na Escola Preparatória Ciprião de Figueiredo e no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, tendo frequentado também o Liceu Nacional de Évora.
Durante 20 anos – março 1978 a janeiro de 1998 – foi funcionário do Rádio Clube de Angra, onde exerceu funções de locutor, realizador de programas e jornalista, tendo sido também responsável pela programação da Voz da Terceira.
Concebeu, produziu, coordenou e apresentou espetáculos comemorativos do 4º e 5º aniversários do programa Encontro, com a participação de artistas locais e de Paulo de Carvalho e Carlos do Carmo.
Realizou e apresentou o programa “Viver A Cultura É Preciso”, da então Direção Regional dos Assuntos Culturais, emitido quinzenalmente em todas as estações de rádio dos Açores.
Foi ator e Presidente da Direção do Alpendre Grupo de Teatro, tendo participado no FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), no Porto.
Concebeu, realizou e apresentou os recitais de poesia “As Vidas Que Eu Já Vi” e “Não Posso Adiar o Coração”.
Como jornalista trabalhou nas redações do Rádio Clube de Angra, Diário Insular,  a União e Expresso das Nove.
Pensionista desde março de 2012.
É autor dos livros de entrevistas “O Que Eles Disseram” (1998), edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, patrocinada pela Direção Regional da Cultura; “A Política dos Políticos – 1º Volume – Entrevistas” (2001), edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o patrocínio da Direção Regional da Cultura; “Igreja – Virtudes e Pecados” (2004), edição do Instituto Açoriano de Cultura, com o patrocínio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,377,655