"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"UM ENCANTO NUM MINUTO"

Eduardo Pinto, da Algarve Filme Commission, Cláudio Sá, realizador de animações portuguesas, e Humberto Guedes, estudante de cinema na Universidade da Beira Interior, são os nomes dos vencedores do concurso.


Eduardo Pinto, da Algarve Filme Commission, Cláudio Sá, realizador de animações portuguesas, e Humberto Guedes, estudante de cinema na Universidade da Beira Interior, são os nomes dos vencedores do concurso de curtas-metragens "Um Encanto Num Minuto", promovido pelo festival Caminhos do Cinema Português. Os oito trabalhos a concurso foram submetidos ao escrutínio do júri, composto por Rita Camarneiro e Rita Alcaire. A exibição das curtas-metragens teve lugar no Centro Cultural D. Dinis, em Coimbra.

Segundo Tiago Santos, responsável pela produção do festival Caminhos do Cinema Português, o objetivo deste concurso “é despertar irreverência e criatividade na comunidade local”. Os vencedores ganharam bilhetes gerais duplos para a Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2012.

O festival Caminhos do Cinema Português realiza-se entre os dias 9 e 17 de novembro e é o único festival dedicado, na sua competição, ao Cinema Português, nas suas várias vertentes, desde projetos finais de escola de cinema, passando pela animação, documentário, curta-metragem, até à longa-metragem.

Sobre Rita Camarneiro

Nasceu a 15 de janeiro de 1988 é natural de Figueira da Foz e estudou na Universidade de Coimbra. Atualmente é conhecida por participar no conhecido talk show da RTP1 "5 para a Meia Noite".

Sobre Rita Alcaire

É Mestre em Psiquiatria Cultural com uma dissertação sobre as representações da masturbação no cinema e televisão mainstream. Licenciou-se em Antropologia com a tese Filhos do Tédio, que questiona o estereótipo de Coimbra “fado, estudantes e guitarradas” a partir da banda Tédio Boys. Correalizou com Rodrigo Lacerda os documentários Filhos do Tédio (2006), Breve História do Rock de Coimbra (2010), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 (2011). A estes trabalhos junta-se Para-Suicídio Pop (2008), realizado inicialmente para o cumprimento da parte curricular do Mestrado. Tem várias obras publicadas, das quais se destaca Filhos do Tédio; o número especial do Magazine de Artes de Coimbra, que coordenou; e Bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede. Atualmente integra a equipa do projeto No trilho dos naturalistas – as missões botânicas em África, da responsabilidade da Universidade de Coimbra, que consiste na produção de quatro documentários (três deles em África), com produção da Terratreme Filmes acompanhamento do jornal Público e transmissão pela RTP.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,379,116