"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TRADUÇÃO DE OBRA DE THOMAS S. KUHN PREMIADA

A tradutora Ana Sampaio conquista distinção cinco anos depois de ter recebido Menção Honrosa pelo livro Galileu, Cortesão, também da Porto Editora.


A tradutora Ana Sampaio conquista distinção cinco anos depois de ter recebido Menção Honrosa pelo livro Galileu, Cortesão, também da Porto Editora.

A União Latina e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia decidiram atribuir o Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa a Ana Sampaio, pela tradução da obra de Thomas S. Kuhn, O percurso desde A Estrutura – Ensaios filosóficos (1970-1993) e entrevista autobiográfica.

Ana Sampaio é uma experiente tradutora de livros dedicados ao pensamento e à história da ciência, tendo assegurado, para a Porto Editora, a tradução de Ciência e Religião, de John Hedley Brooke, Ciência e Iluminismo, de Thomas L. Hankins, e Galileu, Cortesão, de Mario Biagioli, com o qual ganhou uma Menção Honrosa na XV edição deste mesmo Prémio da responsabilidade da União Latina e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Integrada na coleção História e Filosofia da Ciência, esta obra reflete a evolução do pensamento de Thomas S. Kuhn nos anos mais tardios da sua vida, no seguimento do livro A Estrutura das Revoluções Científicas com que introduziu uma das mais influentes conceções de progresso científico que emergiram durante o século XX. Em O percurso desde A Estrutura – Ensaios filosóficos (1970-1993) e entrevista autobiográfica são reunidos vários ensaios que alargam e reformulam as perspetivas apresentadas em A Estrutura, assim como uma longa e reveladora entrevista autobiográfica.



Texto adaptado à nova ortografia através do Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,379,798