Notícias
TRADUÇÃO DE OBRA DE THOMAS S. KUHN PREMIADA
A tradutora Ana Sampaio conquista distinção cinco anos depois de ter recebido Menção Honrosa pelo livro Galileu, Cortesão, também da Porto Editora.
A tradutora Ana Sampaio conquista distinção cinco anos depois de ter recebido Menção Honrosa pelo livro Galileu, Cortesão, também da Porto Editora.
A União Latina e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia decidiram atribuir o Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa a Ana Sampaio, pela tradução da obra de Thomas S. Kuhn, O percurso desde A Estrutura – Ensaios filosóficos (1970-1993) e entrevista autobiográfica.
Ana Sampaio é uma experiente tradutora de livros dedicados ao pensamento e à história da ciência, tendo assegurado, para a Porto Editora, a tradução de Ciência e Religião, de John Hedley Brooke, Ciência e Iluminismo, de Thomas L. Hankins, e Galileu, Cortesão, de Mario Biagioli, com o qual ganhou uma Menção Honrosa na XV edição deste mesmo Prémio da responsabilidade da União Latina e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Integrada na coleção História e Filosofia da Ciência, esta obra reflete a evolução do pensamento de Thomas S. Kuhn nos anos mais tardios da sua vida, no seguimento do livro A Estrutura das Revoluções Científicas com que introduziu uma das mais influentes conceções de progresso científico que emergiram durante o século XX. Em O percurso desde A Estrutura – Ensaios filosóficos (1970-1993) e entrevista autobiográfica são reunidos vários ensaios que alargam e reformulam as perspetivas apresentadas em A Estrutura, assim como uma longa e reveladora entrevista autobiográfica.
Texto adaptado à nova ortografia através do Conversor do Acordo Ortográfico da Porto Editora.