"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O FILHO DE MIL HOMENS"

No dia em que celebra o seu 41º aniversário, o escritor Valter Hugo Mãe junta-se ao ilustrador João Vaz de Carvalho.


No dia em que celebra o seu 41º aniversário, o escritor Valter Hugo Mãe junta-se ao ilustrador João Vaz de Carvalho e ambos apresentam, em primeira mão, na renovada loja da Vista Alegre Atlantis da Rua Cândido dos Reis, no Porto, a primeira peça da coleção “1+1=1” – um projeto inovador e arrojado da marca centenária de porcelanas portuguesa, em que um criador e um artista plástico se encontram para criar uma peça exclusiva para a marca centenária de porcelanas portuguesa.

O Filho de Mil Homens, a emblemática obra literária de Valter Hugo Mãe, foi interpretada pelo artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho, e dela nasceu uma obra exclusiva em porcelana Vista Alegre, que será comercializada numa edição limitada a 1000 exemplares. Trata-se de uma divertida terrina que pretende celebrar a comunhão entre as pessoas em redor de uma mesa. Esta edição Vista Alegre virá acompanhada de uma reedição exclusiva do livro O Filho de Mil Homens, ilustrada por João Vaz de Carvalho.

O lançamento desta primeira peça da Colecção “1+1=1”, da Vista Alegre, coincidiu com o evento de inauguração da nova flagship store da Vista Alegre na Invicta, na Rua Cândido dos Reis, que foi alvo de uma intervenção de autor durante o Verão, e que vai surpreender os visitantes com muitos pormenores decorativos em porcelana e cristal português ao longo dos mais de 400 metros quadrados de exposição.

Valter Hugo Mãe respondeu ao desafio da Vista Alegre Atlantis para inaugurar a Coleção “1+1=1”, escolhendo como tema o seu livro O Filho de Mil Homens. Nesta obra, Valter Hugo Mãe conta a história de Crisóstomo que, chegando aos quarenta anos, lida com a tristeza de não ter tido um filho. Do sonho de encontrar uma criança que o prolongue, e de outros inesperados encontros, nasce, neste livro, uma família inventada, mas tão pura e fundamental como qualquer outra.

Para sair das folhas e das letras para a porcelana, Valter Hugo Mãe convidou o artista plástico e  ilustrador João Vaz de Carvalho para a representação gráfica da obra. A colaboração deu origem a uma terrina de porcelana, escolhida entre o acervo da Vista Alegre Atlantis, que foi recriada, fazendo com que a tampa da peça, que inclui várias cabeças de figuras desenhadas por João Vaz de Carvalho, corresponda a corpos diferentes, consoante a colocação, fazendo uma alusão lúdica ao título e ao tema do livro.

“A terrina que a Vista Alegre agora produz é uma celebração maior do que o livro. É uma celebração da comunhão entre as pessoas, quaisquer pessoas que, por bem, se juntem em redor de uma mesa, melhorando a vida uns dos outros. É o objeto perfeito para esse símbolo. E o João Vaz de Carvalho não podia ser uma escolha mais certa. Ele mostra-nos a família do Crisóstomo e como, divertidamente, todos se confundem, porque todos se pertencem e se misturam, participando ativa e alegremente na maravilha de se gostar de ter alguém”, afirma Valter Hugo Mãe.

“Recebi, de Valter Hugo Mãe, o honroso convite de dar corpo a uma peça em porcelana Vista Alegre, interpretando o seu mais recente romance, O Filho de Mil Homens, obra de humanidade e sensibilidade impressionantes, na qual o afeto desempenha um papel fundamental. Procurei, de uma forma divertida, simbolizar essas emoções nascidas entre as personagens desta história de vida, protagonistas de uma família tão inesperada como surpreendente”, explica João Vaz de Carvalho.

Esta é a primeira vez que uma peça da Vista Alegre Atlantis nasce de um livro. Mas não será a última. A Coleção “1+1=1” é um projeto que a Vista Alegre Atlantis lançou com o objetivo de celebrar a união histórica da marca Vista Alegre à cultura portuguesa, e de distinguir a excelência da produção artística. A coleção contará com a participação de autores consagrados de áreas culturais muito distintas, de áreas e quadrantes como a literatura, a pintura, o cinema ou o design, que verão as suas criações consagradas na arte em porcelana da Vista Alegre, em edições limitadas de 1000 exemplares.

A terrina “O Filho de Mil Homens” encontra-se disponível nas lojas Vista Alegre Atlantis e será acompanhada pela oferta de uma edição especial e exclusiva para a Vista Alegre Atlantis do livro O Filho de Mil Homens. O seu preço é de 170 euros, numa edição exclusiva limitada a 1000 exemplares.

Sobre Valter Hugo Mãe

Nasceu em Saurino, Angola, em 1971. Tem publicados cinco romances, entre os quais O Filho de Mil Homens, editado em 2011. O seu trabalho estende-se a livros infantis e à escrita de letras para diversos músicos e bandas, sendo também autor de uma relevante obra poética, reunida no volume Contabilidade.

A sua arte foi já várias vezes distinguida: em 2009 recebeu o troféu Figura do Futuro, atribuído pelo Correio da Manhã, e em 2010 a Pena de Camilo Castelo Branco e ainda a Medalha de Mérito Singular de Vila do Conde.

Sobre João Vaz de Carvalho

Nasceu no Fundão em 1958. É em Coimbra no início da década de oitenta que começa a trabalhar em desenho, pintura e cerâmica na oficina do mestre Vasco Berardo.

Já em Lisboa dedica-se em exclusivo primeiro à pintura e logo depois também à ilustração. Expõe o seu trabalho em inúmeras galerias de arte e participa em vários projectos e feiras de arte contemporânea. Na qualidade de ilustrador, colabora com a maioria dos títulos da imprensa escrita portuguesa  e publica livros para os mais novos em Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

Entre os prémios recebidos destacam-se: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, Barreiro;  2 Diplomas Prémios Visual 2008, Espanha; The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia; 1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Italia; 1º Prémio de Caricatura  World Press Cartoon 2011, Sintra;  Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA; 2 Prémios   Creative Quarterly  2012, EUA.


Sobre a Vista Alegre Atlantis
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar.
Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis.
Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações representativas do capital social da Vista Alegre Atlantis.
A Vista Alegre Atlantis conta com cerca de 1500 colaboradores e efetua toda a sua produção em quatro unidades industriais localizadas na região centro de Portugal. A empresa é líder no mercado ibérico e produz, entre porcelana decorativa, doméstica e de hotelaria (para os melhores hotéis e restaurantes), cerca de quinze milhões de peças por ano, exportando para mais de sessenta países.
Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo, como a rainha Isabel II de Inglaterra, o rei Juan Carlos de Espanha, a rainha Beatriz da Holanda.
A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha, Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,379,026