"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MORREU ELSA RODRIGUES DOS SANTOS

Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade de Língua Portuguesa (SLP) e especialista das Literaturas Africanas, morreu nesta quarta-feira, aos 73 anos, no Hospital de Faro, vítima de doença súbita, anunciou a direcção da SLP.


Morreu Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade da Língua Portuguesa

Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade de Língua Portuguesa (SLP) e especialista das Literaturas Africanas, morreu nesta quarta-feira, aos 73 anos, no Hospital de Faro, vítima de doença súbita, anunciou a direcção da SLP.

Elsa Rodrigues dos Santos terá dado entrada no Hospital de Faro há dois dias, tendo-lhe sido diagnosticada sepsia, uma infecção generalizada do organismo.

Nascida em Maputo, Moçambique, Elsa Rodrigues dos Santos era licenciada em Filologia Românica e mestre em Literaturas Brasileira e Africana de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi ainda professora do ensino secundário e docente convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas.

Foi autora de várias obras, entre elas “As Máscaras Poéticas de Jorge Barbosa e a Mundividência Cabo-Verdiana”, de 1989, ou ainda “Jorge Barbosa – Poesia Inédita e Dispersa”. Elsa Rodrigues dos Santos assinou ainda ensaios e estudos, entre eles trabalhos sobre os poetas Corsino Fortes e Arménio Vieira, centrando grande parte da sua actividade na divulgação de outros autores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Foi também a autora de “Grandes dúvidas da Língua Portuguesa”, livro editado pela Esfera dos Livros.

Actualmente presidia à Sociedade de Língua Portuguesa e colaborava com o site Ciberdúvidas dedicado à Língua Portuguesa. Reagindo à morte da sua presidente, a direcção da SLP lamentou a “a morte inesperada e perda irreparável” de Elsa Rodrigues dos Santos, que “travou um combate entusiasta, difícil e informado, na defesa e divulgação da nossa língua, atenta às variantes africana e brasileira que tanto a enriquecem”.


in Público, 19 de setembro de 2012

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,379,055