"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O BANQUETE" DE PATRÍCIA PORTELA

Dia 24 de setembro chega às livrarias "O Banquete", o novo romance de Patrícia Portela. Uma obra que conjuga uma inteligência rara com um bom humor desarmante no tratamento de uma questão eterna: a (i)mortalidade.


 

Dia 24 de setembro chega às livrarias "O Banquete",
o novo romance de Patrícia Portela

Uma obra que conjuga uma inteligência rara com um bom humor desarmante no tratamento de uma questão eterna: a (i)mortalidade. O Banquete é uma revisitação dos mitos definidores da Humanidade.

– O que nos diz uma notícia radiofónica sobre a Caverna de Platão?
– O que aconteceria se tivéssemos comido o fruto da Segunda Árvore do Paraíso?
– O que decidiram os Pássaros no Encontro Máximo para Reavaliação da Lei Natural Aplicada aos Homens sobre a extinção da Humanidade?
– O que acontece a um Fausto que se recusa a cumprir o pacto que assinou com o Diabo?

Patrícia Portela nasceu em 74. É autora de performances e instalações há mais de 15 anos e pelos seus espetáculos recebeu já os prémios mais prestigiantes, entre os quais se destacam O Banquete (top10 dos melhores espetáculos na Bélgica 2007), a Trilogia Flatland (prémio Acarte/Madalena de Azeredo Perdigão e prémio Associação dos Críticos de Teatro Portugueses 2006), WasteBand (prémio Teatro na Década e Menção Honrosa Prémio Acarte/Madalena de Azeredo Perdigão 2003. Vive entre Paço de Arcos e Antuérpia. Os seus primeiros livros  foram particularmente bem recebidos pela crítica.  

Excertos sobre Patrícia Portela retirados da badana do livro "O Banquete":

A autora mais desconcertante da literatura portuguesa recente. (Miguel Real, JL, 2010)

Obra mais imaginativa da década (uma autêntica Herberto Hélder da prosa).
(Miguel Real, JL, 2009)

Para Cima e Não para Norte é o romance mais importante de 2008. (Rádio Universitária do Minho, programa Livros com Rum)

O Banquete é sobre as grandes questões; como a vida e a morte. Um complexo mas charmoso e delicioso puzzle. (Pieter t`jonck, De Morgen, 2007)*

ADN al dente: Uma surpreendente mistura de ingredientes filosóficos e terrestres para mastigar a nossa imortalidade. Bom Apetit! (Catherine Makereel, Le Soir, 2007)*

O trabalho de Portela é de uma inteligência e de uma capacidade narrativa e reflexiva verdadeiramente brilhantes – a teorização faz-se com o próprio apelo lúdico, com  redescoberta do prazer de narrar. (Augusto M. Seabra, Público, 2005)

* Críticas ao espetáculo «O Banquete»


Patrícia Portela - Desenho de Afonso Cruz 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,379,694