Notícias
GONÇALO M. TAVARES FINALISTA DO PRÉMIO MÉDICIS
O livro Uma Viagem à India, de Gonçalo M. Tavares, que acaba de sair em França, é um dos finalistas do Prémio Médicis para romances estrangeiros, um dos prémios literários mais importantes das letras francesas.
O livro Uma Viagem à India, de Gonçalo M. Tavares, que acaba de sair em França, é um dos finalistas do Prémio Médicis para romances estrangeiros, um dos prémios literários mais importantes das letras francesas. Recorde-se que o escritor Gonçalo M. Tavares foi em 2010 o vencedor do Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França com o romance Aprender a Rezar na Era da Técnica. Nesse ano, Aprender a Rezar na Era da Técnica foi também finalista do Prémio Médicis e Prémio Femina.
A obra, que acaba de sair em França, está a receber o melhor acolhimento da crítica francesa. Para a revista Livres Hebdo, “esta Viagem à India tem a sua textura e o seu ritmo próprios e não se confunde com nada senão com um livro do grande Tavares”.
Além de Gonçalo M. Tavares e António Lobo Antunes integram a lista de oito finalistas Juan Gabriel Vasquez, Margaux Fragoso, Ferdinand von Schirach, Vassili Golovanov, Avraham B. Yehoshua, Alejandro Zambra.
A obra Uma Viagem à India, editado em 2010 pela Caminho, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), em conjunto com o Ministério da Cultura (MC), o Prémio Melhor Narrativa Ficcional 2010 da Sociedade Portuguesa de Autores, o Prémio Especial de Imprensa Melhor Livro 2010 Ler/Booktailors, o Prémio Fernando Namora/Casino Estoril 2011, o Prémio Fundação Inês de Castro e o Prémio Portugal Telecom de Literatura 2011 .
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.