Notícias
QUER ADOTAR UM SOBREIRO?
Aldeia do Xisto Ferraria de São João promove adoção de 87 sobreiros para preservar o património cultural da aldeia.
São 87 sobreiros que se encontram para adoção na aldeia de Ferraria de São João, no concelho de Penela. A ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto está a apoiar esta iniciativa e vai adotar 5 sobreiros.
Inserida na rede Aldeias do Xisto, a aldeia de Ferraria de São João (Penela) decidiu lançar um programa de adoção de 87 sobreiros que estão incluídos num sobreiral centenário que já teve mais de 200 exemplares. Os sobreiros foram adquiridos pelos moradores de Ferraria de São João, com o objetivo de defender uma espécie protegida por lei e o património cultural da aldeia, para além de ajudar a cativar a atenção de futuros visitantes.
Para facilitar a tarefa de angariar os 4300 euros necessários para o custo dos sobreiros, os mesmos foram divididos em tipologias distintas (pequeno, médio e grande), tendo em conta o tamanho e a idade, sendo que o valor da adoção corresponde a 40, 60 e 80 euros respetivamente. Assim, e durante nove anos, o adotante poderá personalizar o seu sobreiro com iniciais ou símbolos pintados e beneficiar de uma parte do valor da venda da cortiça.
Património histórico e cultural, o sobreiral centenário proporciona um ambiente fantástico que convida ao lazer, ideal para piqueniques, caminhadas e pausas de descanso e um ícone da aldeia que se encontra numa crista montanhosa no extremo sul da serra da Lousã.
O ato formal de adoção dos sobreiros de Ferraria de São João irá decorrer no próximo dia 23 de Setembro, inserido no programa “A pé pelos caminhos do Xisto 2012”, e contará com a realização de um piquenique. Para quem quiser adotar deve enviar um email para associacaodosfsj@gmail.com e receberá a ficha de adoção e as instruções de pagamento.
Aldeia do Xisto Ferraria de São João
Alcandorada numa crista quartzítica no extremo sul da serra da Lousã, tem como ex-líbris os antigos abrigos dos animais. Perto de Casal de S. Simão, esta aldeia tira hoje partido da presença de novos vizinhos para recuperar antigas tradições, festas populares e religiosas, em que todos se envolvem reunindo esforços e participando. Aqui descobre-se como o xisto e o quartzo se casam numa união tão perfeita que só poderia acontecer em Ferraria de São João. Esta Aldeia do Xisto está próxima de outra, o Casal de S. Simão, à qual se pode ir através de um caminho pedestre de enorme encanto, hoje bastante utilizado por habitantes antigos e mais recentes.
A Rede das Aldeias do Xisto
É um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A Adxtur congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.