Notícias
PRÉMIO IBERO-AMERICANO SM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
O escritor António Mota é o candidato português deste ano ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
O escritor António Mota é o candidato português deste ano ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.
Com mais de 30 anos de vida literária, António Mota tem atualmente mais de 75 obras publicadas, algumas traduzidas em castelhano e galego. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para O Rapaz de Louredo, o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2006, categoria Livro Ilustrado) para Se Eu Fosse muito Magrinho. Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.
Esta distinção foi criada em 2005, por ocasião do Ano Ibero-Americano da Leitura e visa promover o trabalho de escritores vivos com obra de reconhecida relevância literária dedicada a jovens e crianças, escrita em português e espanhol. Alice Vieira, Luísa Ducla Soares e António Torrado foram os candidatos apresentados pela DGLB nos últimos anos.
O prémio tem o valor de 24 mil euros e o vencedor será anunciado no final do ano, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Para novembro está marcado o lançamento de um novo livro de António Mota. Trata-se de Histórias às Cores, com ilustrações de Paulo Galindro e chega às livrarias pela mão da Gailivro.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.