Notícias
BAIXA POMBALINA
Não faltam os pregões! Isso é o passado de um mercado de que nos fala Saramago (Ano da morte de Ricardo Reis).
OS MERCADOS VOLTARAM À “NOSSA PRAÇA”: A BAIXA RENOVA-SE
Não faltam os pregões! Isso é o passado de um mercado de que nos fala Saramago (Ano da morte de Ricardo Reis). Ficava numa praça com “uma luz” só reconhecida por um poeta como Fernando Pessoa. Ofélia, nas suas cartas de Amor, fala-nos de uma pequena cadeira de bonecas comprada na nossa velha Praça da Figueira. Não somos um lugar qualquer!
Obrigado por voltarem com a dignidade com que o fizeram e esperamos que tragam só o que for português. É tempo de não termos medo de nos afirmarmos com o que somos e fazemos. O nosso espaço, onde convivem todas as raças, precisa de ser valorizado mas por favor, sem falsos vendilhões com mercadorias falsamente portuguesas. Esperamos que a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa NOZ nos continuem a apoiar.
Manuela Cutileiro, Hospital de Bonecas
QUESTÕES QUE A TODOS DIZEM RESPEITO
A Direção da ADBP reuniu com o Vereador Dr. Nunes da Silva com o objetivo de analisar os projetos ainda em fase embrionária e que neste momento estão em elaboração, relacionados com possíveis alterações de trânsito em especial na circulação das ruas do Ouro, da Prata e da Betesga. Fomos também informados da extensão da obra da Ribeira das Naus, tendo a direção pedido brevidade na sua execução e uma informação contínua sobre o andamento da mesma, para atenuar os prejuízos de quem vem e está na baixa.
REUNIÃO NO “SÃO JORGE “ - “PROJETO AVENIDA DA LIBERDADE”Com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Arquiteto Salgado e do vereador Dr. Nunes da Silva em representação da autarquia, realizou-se uma reunião no cinema São Jorge para análise e apresentação das diversas componentes do “Projeto Avenida da Liberdade”. A direção fez-se representar pelo Sr. Manuel Sousa Lopes, que acompanhou a discussão dos eventuais resultados com incidência na circulação de e para a Baixa bem como as melhorias que daí advirão para o Comércio não só da Avenida mas também da Baixa Pombalina.
O MERCADO DA FIGUEIRA: FIGUEIRA MARCA-TE! Este evento vai ter continuidade em fins de setembro, outubro, novembro e dezembro, transformando esta prática numa rotina geradora de incentivos aos hábitos dos clientes para se deslocarem às salas de visita da nossa cidade. Trata-se de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a ADBP, sobre o qual não podemos deixar de salientar e agradecer a disponibilidade, para o efeito, do Sr. Vereador Dr. José Sá Fernandes.ESPAÇOS NOVOS
GINGINHA DO CARMO
Nunca é demais falar e exaltar os bons exemplos, mesmo que já conhecidos.
Foi com muito agrado e até algum enlevo que ouvimos o jovem empresário Jorge Rosmaninho, explicar-nos porque se estabeleceu na Baixa e acredita naquilo que faz.
Não obstante os seus 32 anos, não hesitou na recuperação com o mesmo nome de um espaço antigo e com história que tinha funcionado desde os anos 30 até aos anos 60.
A Ginginha do Carmo reabriu a 13 de Outubro de 2011, na calçada do carmo, 37.
“Há coisas realmente a fechar, muitos negócios desatualizados ou parados no tempo, mas também há muitos que abrem e a cidade está cheia de novas oportunidades”, diz.
É preciso ter boas ideias e acreditar, dizemos nós!
GINGINHA DO CARMO CHEGA AO TERREIRO DO PAÇO
A provar o que acima ficou expresso, o “nosso” jovem empresário confiante no seu feeling abriu nova Ginginha do Carmo, a 9 Junho, desta feita na ala nascente do Terreiro do Paço. É caso para dizer que não quer perder o comboio e por isso, por ser um exemplo a seguir, lhe endereçamos os nossos parabéns.
ALA NASCENTE – TERREIRO DO PAÇO
Há mais vida, cultura e animação no Terreiro do Paço com abertura da Ala Nascente desta praça monumental.
Como já é do conhecimento de todos os nossos associados, abriu ao público no passado mês de junho, com restaurantes, esplanadas, cafés, uma loja de flores, um quiosque de ginjinhas, uma discoteca, entre outros, a Ala Nascente do Terreiro do Paço.
Este novo Pólo vem completar a oferta disponível na ala poente.
Desenvolvido pela Associação de Turismo de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, o projeto de reconversão da ala nascente abrange uma área superior a cinco mil metros quadrados e representa um investimento de 10 milhões de euros.
Pelo requinte e inovação não queremos deixar de referir os novos espaços ali criados.
• Especial referência ao restaurante Museu da Cerveja, pela inovação de integrar de facto um núcleo museológico sobre a indústria cervejeira, incluindo zona de provas;
• Restaurante/ pizzaria/ geladaria Nosolo Italia Praça do Comércio, destaque para a zona exclusiva do público infantil, com pessoal especializado e a oferta de merchandising lúdico e didático;
• "Can the Can" é um projeto de restauração que promove a indústria alimentar nacional. Caracteriza-se como típico, onde as conservas gourmet são saboreadas ao som do Fado;
• "Populi", que apresenta uma ementa de fusão heterogénea;
• O "Ministerium" é espaço “chique” e polivalente onde se reúnem cultura e restauração;
• "Lust" Lisboa pretende ser uma referência atendendo à sua decoração;
• Loja de flores inspirada nos Tronos de Santo António;
• WC Públicos - Cuja excelência é muito apreciada.
Destas novas “atrações”, destaque ainda para o Torreão Nascente, um espaço singular, onde em tempos funcionou a Bolsa de Lisboa, que se destina a acolher eventos institucionais e privados, transformando-se na “Sala de Visitas” do Terreiro do Paço, onde, em Setembro, será ainda inaugurado o Lisboa Story Centre, um centro de interpretação dedicado à história de Lisboa.