"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"O ABAJUR LILÁS"

A Escola da Noite realiza em setembro a sua terceira digressão ao Brasil. Entre 7 e 21 de setembro, participa na sétima edição do Circuito de Teatro em Português de São Paulo com o seu mais recente espetáculo – “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos.


A Escola da Noite realiza em setembro a sua terceira digressão ao Brasil. Entre 7 e 21 de setembro, participa na sétima edição do Circuito de Teatro em Português de São Paulo com o seu mais recente espetáculo – “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos.  Ao mesmo tempo, prepara a estreia de uma nova produção, prevista para o final de outubro.

As três sessões já confirmadas da digressão brasileira têm lugar nos dias 8, 10 e 13 de setembro, no Teatro APCD (em São Paulo) e nos Teatros Municipais de Mauá e de São Carlos, cidades do mesmo Estado.

Dois anos depois de ter participado pela primeira vez no Circuito de Teatro em Português, A Escola da Noite regressa com “O Abajur Lilás”, estreado em abril, em coprodução com o Centro Dramático de Évora (Cendrev). O facto de se tratar de um autor e de um texto tão importantes na história recente da dramaturgia brasileira coloca uma responsabilidade acrescida às duas companhias portuguesas. Mas é simultaneamente um desafio muito interessante e os grupos encaram com grande expectativa a reação do público brasileiro e da comunidade teatral paulista à sua proposta.

Para além das três apresentações do espetáculo, o programa da digressão inclui a realização em São Carlos de uma oficina para atores, no dia 12 de setembro, dirigida pelo encenador do espetáculo, António Augusto Barros.

O Circuito, que se realiza anualmente desde 2006, é uma organização da companhia de teatro Dragão7, integralmente dedicada ao teatro de língua portuguesa. Para além d'A Escola da Noite, do Cendrev e do grupo anfitrião, participam na edição de 2012 a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Art'Imagem, o Teatro Constantino Nery, o Peripécia Teatro e a Companhia Chão de Oliva (Portugal), o Grupo Lareira (Moçambique), o Elinga Teatro (Angola), o Grupo Bibi Bulak (Timor-Leste) e o grupo Contadores de Mentira (Brasil).

A apresentação de “O Abajur Lilás” conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, no âmbito dos apoios à internacionalização, abertos pela primeira vez em maio deste ano.


"Nunca estive em Bagdad"

Entretanto, A Escola da Noite iniciou a preparação do seu próximo espetáculo, com estreia prevista para o final de outubro. A proposta é “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves, um autor que o público da companhia conhece bem. Doze anos depois de “Além as estrelas são a nossa casa” (2000) e na sequência de “Além do infinito” (2004) e de “Este Oeste Éden” (2009), a companhia volta à obra de um dos mais importantes dramaturgos portugueses contemporâneos. O espetáculo é encenado por Sofia Lobo e conta com as interpretações de Maria João Robalo e Miguel Magalhães.

"Nunca estive em Bagdad" está traduzida em alemão, árabe, castelhano, francês, húngaro, inglês, polaco e romeno e já foi editada na Alemanha, em França, na Roménia e no Egito. Foi levada ao palco em Portugal apenas uma vez (em Beja, pelo grupo Lêndias d'Encantar), e ainda em Espanha, na Bélgica e no Luxemburgo.

Apesar disso, a única edição do texto em português deve-se à Revista Galega de Teatro. O número com esta peça foi lançado no Teatro da Cerca de São Bernardo, em março de 2011, numa sessão que contou com a presença do autor e incluiu a leitura de excertos do texto por atores da companhia.


"O ABAJUR LILÁS"
de Plínio Marcos
no VII Circuito de Teatro em Português de São Paulo

São Paulo
8 de setembro, sábado, 21h00
Teatro da APDC
informações e contactos:
Teatro da APDC, Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – São Paulo/SP CEP 02011-000
Tel: + 55 11 2223-2474
cultural.social@apcdcentral.com.br

Mauá
10 de setembro, segunda-feira, 21h00
Teatro Municipal
informações e contactos:
Teatro Municipal de Mauá, Rua Gabriel Marques, 353 – Centro – Mauá/SP CEP 09370-575
Telefone/fax: + 55 11 4555-4142
programacao.teatromunicipal@maua.sp.gov.br

São Carlos
13 de setembro, quarta-feira, 20h00
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
informações e contactos:
Teatro Municipal de São Carlos Dr. Alderico Vieira Perdigão, Rua Sete de setembro, 1735 – São Carlos/SP
Telefone: + 55 16 3371-4339
teatro@saocarlos.sp.gov.br

Ficha Técnica
Encenação António Augusto Barros
Interpretação Ana Meira, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Rosário Gonzaga
Cenografia João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano
Figurinos Ana Rosa Assunção
Desenho de luz António Rebocho
Banda sonora André Penas
Produção A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora (Cendrev)
Todos os espetáculos com entrada gratuita

OFICINA PARA ATORES E ESTUDANTES DE TEATRO
São Carlos, Teatro Municipal, 12 de setembro, 14h00 - 18h00



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,388,804