Notícias
"O ABAJUR LILÁS"
A Escola da Noite realiza em setembro a sua terceira digressão ao Brasil. Entre 7 e 21 de setembro, participa na sétima edição do Circuito de Teatro em Português de São Paulo com o seu mais recente espetáculo – “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos.
A Escola da Noite realiza em setembro a sua terceira digressão ao Brasil. Entre 7 e 21 de setembro, participa na sétima edição do Circuito de Teatro em Português de São Paulo com o seu mais recente espetáculo – “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos. Ao mesmo tempo, prepara a estreia de uma nova produção, prevista para o final de outubro.
As três sessões já confirmadas da digressão brasileira têm lugar nos dias 8, 10 e 13 de setembro, no Teatro APCD (em São Paulo) e nos Teatros Municipais de Mauá e de São Carlos, cidades do mesmo Estado.
Dois anos depois de ter participado pela primeira vez no Circuito de Teatro em Português, A Escola da Noite regressa com “O Abajur Lilás”, estreado em abril, em coprodução com o Centro Dramático de Évora (Cendrev). O facto de se tratar de um autor e de um texto tão importantes na história recente da dramaturgia brasileira coloca uma responsabilidade acrescida às duas companhias portuguesas. Mas é simultaneamente um desafio muito interessante e os grupos encaram com grande expectativa a reação do público brasileiro e da comunidade teatral paulista à sua proposta.
Para além das três apresentações do espetáculo, o programa da digressão inclui a realização em São Carlos de uma oficina para atores, no dia 12 de setembro, dirigida pelo encenador do espetáculo, António Augusto Barros.
O Circuito, que se realiza anualmente desde 2006, é uma organização da companhia de teatro Dragão7, integralmente dedicada ao teatro de língua portuguesa. Para além d'A Escola da Noite, do Cendrev e do grupo anfitrião, participam na edição de 2012 a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Art'Imagem, o Teatro Constantino Nery, o Peripécia Teatro e a Companhia Chão de Oliva (Portugal), o Grupo Lareira (Moçambique), o Elinga Teatro (Angola), o Grupo Bibi Bulak (Timor-Leste) e o grupo Contadores de Mentira (Brasil).
A apresentação de “O Abajur Lilás” conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, no âmbito dos apoios à internacionalização, abertos pela primeira vez em maio deste ano.
"Nunca estive em Bagdad"
Entretanto, A Escola da Noite iniciou a preparação do seu próximo espetáculo, com estreia prevista para o final de outubro. A proposta é “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves, um autor que o público da companhia conhece bem. Doze anos depois de “Além as estrelas são a nossa casa” (2000) e na sequência de “Além do infinito” (2004) e de “Este Oeste Éden” (2009), a companhia volta à obra de um dos mais importantes dramaturgos portugueses contemporâneos. O espetáculo é encenado por Sofia Lobo e conta com as interpretações de Maria João Robalo e Miguel Magalhães.
"Nunca estive em Bagdad" está traduzida em alemão, árabe, castelhano, francês, húngaro, inglês, polaco e romeno e já foi editada na Alemanha, em França, na Roménia e no Egito. Foi levada ao palco em Portugal apenas uma vez (em Beja, pelo grupo Lêndias d'Encantar), e ainda em Espanha, na Bélgica e no Luxemburgo.
Apesar disso, a única edição do texto em português deve-se à Revista Galega de Teatro. O número com esta peça foi lançado no Teatro da Cerca de São Bernardo, em março de 2011, numa sessão que contou com a presença do autor e incluiu a leitura de excertos do texto por atores da companhia.
"O ABAJUR LILÁS"
de Plínio Marcos
no VII Circuito de Teatro em Português de São Paulo
São Paulo
8 de setembro, sábado, 21h00
Teatro da APDC
informações e contactos:
Teatro da APDC, Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – São Paulo/SP CEP 02011-000
Tel: + 55 11 2223-2474
cultural.social@apcdcentral.com.br
Mauá
10 de setembro, segunda-feira, 21h00
Teatro Municipal
informações e contactos:
Teatro Municipal de Mauá, Rua Gabriel Marques, 353 – Centro – Mauá/SP CEP 09370-575
Telefone/fax: + 55 11 4555-4142
programacao.teatromunicipal@maua.sp.gov.br
São Carlos
13 de setembro, quarta-feira, 20h00
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
informações e contactos:
Teatro Municipal de São Carlos Dr. Alderico Vieira Perdigão, Rua Sete de setembro, 1735 – São Carlos/SP
Telefone: + 55 16 3371-4339
teatro@saocarlos.sp.gov.br
Ficha Técnica
Encenação António Augusto Barros
Interpretação Ana Meira, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Rosário Gonzaga
Cenografia João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano
Figurinos Ana Rosa Assunção
Desenho de luz António Rebocho
Banda sonora André Penas
Produção A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora (Cendrev)
Todos os espetáculos com entrada gratuita
OFICINA PARA ATORES E ESTUDANTES DE TEATRO
São Carlos, Teatro Municipal, 12 de setembro, 14h00 - 18h00
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.