"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

UANINAUEI EM ESTÚDIO - NOVO TEMA

Após a surpreendente revelação do álbum de originais LUME de CHÃO, alvo das melhores críticas e até considerado um dos melhores álbuns de 2010, os UANINAUEI encontram-se em estúdio a gravar o 2º álbum.


Após a surpreendente revelação do álbum de originais LUME de CHÃO, alvo das melhores críticas e até considerado um dos melhores álbuns de 2010, os UANINAUEI encontram-se em estúdio a gravar o 2º álbum.

"Limites do Juízo", tema que fará parte do segundo disco da banda, é agora apresentado em vídeo, gravado ao vivo a 9 de junho de 2012, no Auditório da SOIR - Joaquim António de Aguiar em Évora, num evento produzido pela Capote Música.

Vídeo "Limites do Juízo" (ao vivo)


BIOGRAFIA

Desde os finais de 2008 que estes 5 jovens alentejanos se juntam numa quinta nos arredores de Évora para ensaiar.
Entre pavões que levitam sobre os amplificadores e as frequentes chuvas de palha advindas da quinta vizinha, os Uaninauei vão escrevendo e tocando canções.
Todos passaram por inúmeras bandas, com milhares de quilómetros na estrada do superunderground musical português, e é já perto dos trintas, a idade em que a maioria decide pendurar as guitarras nas paredes, passando estas de instrumentos musicais a mobília, que estes 5 rapazes decidem formar uma banda. Decidem também dar-lhe um nome difícil – Uaninauei.
O mito conta que o nome aparece numa piada interna que todos já tinham tocado em bandas com refrões que diziam “running away”, o que misturado com a má pronúncia e o péssimo inglês da escrita, soava a “uaninauei” (one in a way), numa espécie de leitura fonética simplificada.
As pessoas, quando envelhecem, tendem a deixar de acreditar que é importante o que têm a dizer. Mas não se deve abdicar da liberdade de expressão por motivo algum. É nessa liberdade que os Uaninauei trabalham. Todos trazem ideias, todos indicam direções de escrita, todos carregam colunas e amplificadores, e todos têm o mesmo direito de palavra e melodia.
Como uma mini-anarquia posta em prática, onde não há uma rejeição de leis mas sim uma ausência delas. Seguindo o instinto e o gosto de cada um, fazem-se canções como Betoneira (a primeira) e Cantiga de um Ladrão (a última a ser escrita para o álbum), onde se percebe um confronto permanente com os excessos da modernidade, o ter virtual de mãos vazias, e a abstração das gerações em que os 5 Uaninauei cresceram perante a vida em sociedade.
Mas aparte todos estes devaneios, “Lume de Chão” é um álbum que soa coeso mas com alguma loucura, um rock musculado com palavras inconvenientes e melodias que não soam indiferentes. De “Chamas em Mim” (o single de apresentação deste trabalho de estreia) a “Cantiga do Ladrão” (o segundo single) e de “Circos a Arder” a “Balada do Cavalo” (com o seu surpreendente coro alentejano), os Uaninauei apostam em várias frontes com alguma ambição de chegar ao rock progressivo mas sem perder o formato canção.
É um álbum de estrada, de abanar a cabeça e de tentar pensar ao mesmo tempo, de desafio e conforto melódico onde a língua que se ouve é o português! Mas tenho a certeza que a sua audição continuada será muito mais clara que este texto.

Nelson Jorge



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,388,687