Notícias
MARTIM MONIZ RENOVADO
Os ingleses dizem e com razão: "home is where your heart is", o que chamamos de casa é onde o nosso coração está, traduzido à letra.
Os ingleses dizem e com razão: "home is where your heart is", o que chamamos de casa é onde o nosso coração está, traduzido à letra. Porque o coração nem sempre está no sítio onde nos encontramos, porque o que apelidamos de casa são as memórias que vamos acumulando pelo caminho, os pedaços de vida que nos fazem gente. No Martim Moniz é assim, cabe o mundo inteiro. Cabem os pedacinhos de vida que tantos deixaram para trás. Ou aqueles lugares longínquos dos quais só conhecemos os sabores.
No renovado Martim Moniz que abriu portas há quase 1 mês, são 10 os quiosques de refeições rápidas de várias partes do mundo: América, África, Europa e Ásia todos assim, vizinhos uns dos outros.
Começando em Portugal, o “XICO ESPERTO” é para petiscar tradições: a salada de polvo, bifanas e picadinho de entremeada, entre muitos outros. Ideal para acompanhar as emoções de uma boa conversa ao almoço ou petisco de final de tarde.
E do nosso cantinho à beira-mar plantado, saltamos para o outro lado do Atlântico, para os chops e as caipirinhas bem frescas, vindas diretamente do Rio de Janeiro. O “BOTEQUIM DO MONIZ” é um pedacinho de uma praia carioca, ali mesmo em plena Lisboa.
A viagem segue e aterramos no “LA POROTA”, que nos serve principalmente especialidades peruanas e chilenas: ceviches de polvo, bacalhau ou atum e creme de abacate, por exemplo, ideais para refrescar os dias quentes que aí se avizinham. Se tiver coragem e ousadia, poderá optar por especialidades mais calientes, de puxar ao copo de pisco para acalmar a língua.
Para abrandar os ânimos, viajamos até ao mundo dos chás no “BBTMX”, de origem taiwanesa. Aqui poderá personalizar o seu chá, como quem escolhe o topping de um gelado: pode adicionar frutas, bolinhas de tapioca, café, leite e muito mais. É também o local ideal para provar um bom vinho, ou experimentar o Mulled Wine: vinho tinto quente e condimentado.
O nome não é tipicamente chinês, mas a comida não deixa dúvidas: no “BBQMM” não faltam o chow mien, o arroz xau-xau e especialidades agridoces, bem como uma novidade para muitos portugueses que ainda não tiveram a oportunidade de viajar até esta parte do mundo: os pequenos-almoços chineses.
Ainda na Ásia, vamos diretos ao Japão: este é o hot “SUSHI SPOT” para os apaixonados desta iguaria. Aqui não faltam os niguiris, hossomakis, sashimi, temakis e todas essas coisas boas com nomes estranhos ao ouvido.
E para aqueles que têm uma costela em África, ou que simplesmente apreciam a comida deste lado do mundo, este é o quiosque: “O CANTINHO AFRICANO”. Moamba, cabidela de galinha, quizada e funge mufete são alguns dos nomes que encontramos no cardápio. Tudo com muito amor.
E para os lisboetas que guardam saudades das famosas chamuças do Ali, podem reencontrá-las aqui mesmo no “KEBAB ALI HOUSE”, ao lado dos kebabs e falafels e dos lassis – batidos de frutas indianos.
Como alternativa aos que não comem carne, o “ERVA”, serveM crepes, pastéis de massa tenra e outros petiscos muito criativos, como é o caso da tosta de abacate e espinafres com dois queijos. Sem esquecer os sumos frescos com fruta biológica.
Por último, e juntando diferentes sabores num quiosque só, damos de caras com o “PRETA”, onde nos oferecem hambúrgueres em pão brioche, saladas, pizzas e gelados para a sobremesa.
E porque nem só de sabores se faz o mundo, a cada sábado e domingo acontece aqui o MERCADO DE FUSÂO, que reúne o pequeno comércio do Martim Moniz com lojas famosas na cidade, como o Capitão Lisboa e a Paez, por exemplo. Este mercado é uma mescla de muita coisa: muita vida, muitas cores, cheiros e sabores. Ideal para quem gosta mesmo muito de viajar, mas a carteira não permite. É que é um mundo, este Martim Moniz. Aqui encontramos quase tudo.
A FUN TRACK® também está presente num dos quiosques, onde aluga karts a pedais, pranchas de streesurfing, trotinetes, skates e patins, tanto para crianças como para adultos.
Com esta oferta para distrair as crianças, a FUN TRACK espera atrair famílias que neste espaço podem espairecer nas esplanadas, provar uma enorme variedade de petiscos de vários cantos do mundo, ouvir musica, visitar o mercado aos fins de semana ou apreciar as várias atividades culturais que vão acontecendo ao longo do dia.
Este é um Martim Moniz para ir conhecendo, experimentando. Há muita coisa diferente a acontecer.
Às quintas, sextas-feiras das 15H as 22H e sábados das 15H as 00H, há DJ para animar a praça e preparar o espírito para o fim de semana . Existe um palco, pronto para ser ocupado a qualquer momento por concertos, palestras, workshops e muito mais.
O renovado Martim Moniz está assim determinado em ganhar lugar no coração dos que por aqui passam. E quer deixar pedacinhos de história em cada um de nós.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.