"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PASSEIOS DE CHARRETE NO PARQUE DA PENA

A Parques de Sintra inaugurou no final de junho os passeios de charrete no parque da pena, proporcionando assim aos visitantes uma nova forma de conhecerem e desfrutarem daquele espaço.


A Parques de Sintra inaugurou no final de junho os passeios de charrete no parque da pena, proporcionando assim aos visitantes uma nova forma de conhecerem e desfrutarem daquele espaço, numa experiência próxima da forma como D. Fernando II e os seus convidados o faziam.

Desta forma, todas as 3ªs, 5ªs e 6ªs feiras, entre as 10h e as 16h30, será possível a qualquer visitante adquirir um bilhete para passear de charrete entre os Lagos do Parque da Pena e o Chalet da Condessa d’Edla, em contacto direto com os cavalos Ardennais que vivem no Parque, conhecendo também a Quinta da Pena (e animais que a habitam) e Jardim da Condessa d’Edla, incluídos no percurso.

O passeio, com uma duração aproximada de 20 minutos, pode incluir até 6 adultos, ou 4 adultos e 4 crianças. Nesta viagem, os visitantes podem requerer também previamente o acompanhamento de um guia especializado da Parques de Sintra, que permitirá uma melhor compreensão da História do Parque, das espécies botânicas que nele existem, e dos vários locais históricos incluídos no percurso.

É também possível, a quem o pretender, efetuar uma reserva prévia da charrete para um passeio privado, inclusive noutro horário ou data.

Os passeios de charrete no Parque da Pena integram-se num projeto da Parques de Sintra de reintrodução de técnicas tradicionais e ambientalmente sustentáveis na exploração e manutenção de áreas florestais. Para tal, chegaram em 2011 ao Parque da Pena três cavalos da raça Ardennais: o Kali, o Valseur e o Medhi. Estes mesmos cavalos, que tinham já um contacto bastante direto com os visitantes do Parque, nomeadamente nas demonstrações dos trabalhos florestais que ocorrem todas as 4ªs feiras às 15h no Parque, veem esse contacto reforçado, ao trabalharem com a charrete, nos passeios. A opção por esta raça deveu-se ao facto de este tipo de cavalos ser muito popular para trabalhos na floresta, por serem relativamente pequenos, ágeis, muito fortes, e de temperamento muito dócil.


Passeios de Charrete

Horários:
Lagos à Chalet da Condessa d’Edla: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
Chalet da Condessa d’Edla à Lagos: 11h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30

Duração:
20 minutos

Preços (suplemento ao bilhete para o Parque de Pena):
Adultos – 3€
Crianças até 12 anos – 1,50€
Crianças até 3 anos – gratuito

Nota: horários e datas podem sofrer alterações. Acompanhamento de guias e/ou reservas privadas devem ser realizados previamente.

Informações e reservas:
21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt


Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguardou e valorizou (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um milhão e setenta mil visitas, cerca de 90% das quais por parte de estrangeiros. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
>> + info
 



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,390,402