Notícias
WOOK APRESENTA ESTRATÉGIA DE COMERCIALIZAÇÃO DO EBOOK
A WOOK, livraria virtual do Grupo Porto Editora, apresenta a sua estratégia para a comercialização do eBook e, com ela, uma solução inovadora que contribuirá para definir e impulsionar o mercado do eBook em Portugal.
A WOOK, livraria virtual do Grupo Porto Editora, apresenta a sua estratégia para a comercialização do eBook e, com ela, uma solução inovadora que contribuirá para definir e impulsionar o mercado do eBook em Portugal: um leitor próprio que permite a leitura de livros digitais independentemente do dispositivo e do sistema operativo, assente numa aplicação desenvolvida pelo Departamento de Investigação e Tecnologia do Grupo Porto Editora.
Com uma área de comercialização de eBooks aberta desde meados de 2011, a WOOK e a equipa de programadores do Grupo Porto Editora desenhou e desenvolveu, em absoluto sigilo, uma solução de compra e leitura de eBooks verdadeiramente amigável, multiplataforma, flexível e segura para os consumidores. Essa solução, de nome eWook, assenta apenas na utilização de um browser (programa de acesso à Internet) e permite a leitura do livro em off-line, o qual é disponibilizado num formato ePub standard que é encriptado com um DRM desenvolvido pelo GPE, apresentando características de usabilidade como a marcação de páginas, o registo de anotações, a leitura noturna e o aumento do corpo e a alteração da fonte do texto.
Os objetivos primordiais desta estratégia são o de facilitar a entrada de todas as editoras portuguesas, pequenas, médias ou grandes, para a realidade do eBook e, não menos importante, permitir que os leitores usufruam dos seus livros digitais de forma extremamente fácil e intuitiva, sem se preocuparem quanto à adequabilidade dos seus aparelhos e respetivos sistemas operativos.
Nesta primeira fase, estão envolvidos nesta estratégia os universos editoriais dos Grupos Porto Editora e Bertrand Círculo, da Leya, bem como as editoras Presença, Gradiva, Centro Atlântico, Lidel/FCA, Princípia e Planeta.
Ao mesmo tempo, a WOOK apresenta o primeiro grande estudo de mercado sobre consumo de livros digitais, realizado junto de milhares de consumidores on-line. As principais conclusões deste estudo (disponibilizado em anexo) indicam que a leitura do eBook é feita, maioritariamente, em computador pessoal (44%), adivinhando-se o crescimento da utilização dos dispositivos móveis; a Literatura é o tema preferido para a leitura em eBook; e, particularmente interessante, o facto de a maioria dos consumidores prever que irão adquirir livros em papel e em formato digital.
>> Inquérito eBooks
Texto adaptado à nova ortografia através do Conversor do Acordo Ortográfico, da Porto Editora.