"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RED DOT DESIGN AWARD 2012

O Red Dot Award, um dos mais conceituados concursos mundiais na área do design, atribuiu na edição deste ano, um dos prémios “Red Dot Communication Design” à empresa Artlandia Design.


O Red Dot Award, um dos mais conceituados concursos mundiais na área do design, atribuiu na edição deste ano, um dos prémios “Red Dot Communication Design” à empresa Artlandia Design, pelo trabalho da designer Beatriz Horta Correia, o livro “Cerâmica da China. Coleção RA”, editado pela Jorge Welsh Books da autoria de Maria Antónia Pinto de Matos – atual diretora do Museu Nacional do Azulejo e uma das mais importantes especialistas mundiais em porcelana chinesa de exportação destinada ao mercado europeu.

Este prémio reconhece o trabalho de excelência da designer Beatriz Horta Correia que, com mestria e dedicação desenvolveu este projeto, destacando-se assim das 6.823 peças de 43 países a concurso.
Após 11 anos de investigação e com o envolvimento de uma equipa de vários investigadores, “Cerâmica da China. Coleção RA” é uma nova obra de referência centrada na que é provavelmente a coleção mais abrangente do seu tipo. “O design deste livro tinha obrigatoriamente de ser uma criação única, que fizesse jus à importância do seu conteúdo, apresentando com dignidade as inúmeras peças de Cerâmica da China, ao longo de 1200 páginas distribuídas por 3 volumes” afirma Beatriz Horta Correia. Um trabalho demorado e pormenorizado que, segundo a designer se caracteriza pelo “rigor e despojamento e onde tudo foi estudado à exaustão”. Pode dizer-se que este livro é ele próprio uma obra de arte.

Esta obra, publicada em português e inglês, foi lançada em outubro em São Paulo e em novembro em Londres e Lisboa. Já referenciado como “o melhor livro alguma vez escrito sobre porcelana chinesa de exportação”, pelo semanário inglês “The Economist”, é certamente uma obra imprescindível para qualquer curador de museu, colecionador ou académico.

A Red Dot gala 2012 decorrerá em outubro em Berlim onde se efetuará a entrega do prémio.

>> + info


Biografia de Beatriz Horta Correia
Num esforço de síntese, a vida de Beatriz Horta Correia seria uma viagem, uma epopeia tão explosiva em imaginação, quanto magnética na vontade de criação. Cresceu a criar, a recriar e a transformar o mundo à medida do seu olhar: o típico exercício de artista. Nasceu em 1962 em Lisboa e é na capital portuguesa que continua a desenvolver a sua atividade.

A passagem pelo IADE – cursou Design e Cerâmica – foi onde o conhecimento técnico complementou a gigante veia criadora dentro de si. O curso de desenho no Ar.Co foi o momento sucedâneo para apurar o génio inventivo e para aprofundar a perfeição do seu traço.

Como qualquer viagem criativa existe um cais: em 1990 decidiu por fim ancorar num projeto pessoal e fundar o seu próprio ateliê – nascia a Artlandia. Do seu ofício de design, brotaram projetos de edição, de produto, de ilustração, de merchandising, de embalagem, de cartazes, de exposições, entre outros, principalmente na área cultural, para Museus, Monumentos e outras instituições. A jornada de Beatriz Horta Correia teve gratificações risonhas, posto que conta, entre outras, com diversas distinções nacionais e internacionais: o Prémio Revelação VI Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira (1988); o Certificado de Excelência no European Design Annual 5 (2000) e o Prémio de Design Briefing Merchandising – Linha de Papelaria Álvaro Siza/Fundação Serralves (2005). O mais recente galardão irá recebê-lo no próximo outono em Berlim – Red Dot Award: Communication Design Award 2012.

Durante a sua rota de experiências, conta-se também com uma mão plena de exposições: VI Bienal Vila Nova de Cerveira (1988); Triennale di Milano – Arquitetura e Design de Portugal, Milão (2004); ExperimentaDesign Bienal de Lisboa (2005); “30 anos Bienal de Cerveira” (2008) e II Bienal Iberoamericana de Design, Madrid (2010). Tem apresentado também o seu trabalho como artista, na área do desenho e da cerâmica, em várias exposições: “Quase Paisagens” na Casa Colombo-Museu e na Galeria Rosadarua (2007 e 2008), Laboratório Way Out, Pavilhão 28, Lisboa (2009), a série “Branco Silêncio”, na Galeria Gomes Alves, em Guimarães (2011) e Cerâmica Contemporânea, Manuel Castilho Antiguidades, em Lisboa (2011).



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,390,522