"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO TURISMO DE PORTUGAL 2011 - NOVO PROJETO PÚBLICO

O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, que constituem um novo polo turístico no Parque da Pena, em Sintra, foram galardoados com o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para “Novo Projeto Público”.

O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, que constituem um novo polo turístico no Parque da Pena, em Sintra, foram galardoados com o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para “Novo Projeto Público”. Este Prémio, na sua 7ª edição, pretende destacar os projetos turísticos que mais contribuem para o desenvolvimento e prestígio do sector, e contou este ano com 150 candidaturas de todo o país. 

Esta distinção para o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla vem juntar-se a outros prémios já recebidos pela Parques de Sintra, nomeadamente o Prémio Grémio Literário 2011 para o Palácio de Monserrate e Chalet da Condessa d’Edla, o Prémio Turismo de Portugal 2010 para o Palácio de Monserrate, a integração do Palácio Nacional da Pena nas Sete Maravilhas de Portugal em 2007, a Menção Honrosa da Condé Nast 2011 para gestão de eventos MICE, e o European Enterprise Award para o projeto de integração de reclusos. 

O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla foram construídos por D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets Alpinos. O edifício foi concebido como construção de recreio, de caráter privado, e o arranjo paisagístico da zona envolvente reuniu espécies botânicas de todo o mundo. Após prolongado abandono o edifício foi destruído por um incêndio em 1999, que consumiu estrutura interior e coberturas, deixando apenas as paredes exteriores de alvenaria. Em 2007, a PSML iniciou a recuperação do conjunto, apoiada pelo fundo EEA-Grants, criando um inédito e brilhante novo polo de atração em Sintra, reaberto ao público em 2011.

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.

Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguardou e valorizou (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um milhão e setenta mil visitas, cerca de 90% das quais por parte de estrangeiros. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,391,133