Notícias
PRÉMIO TURISMO DE PORTUGAL 2011 - NOVO PROJETO PÚBLICO
O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, que constituem um novo polo turístico no Parque da Pena, em Sintra, foram galardoados com o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para “Novo Projeto Público”.
O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla, que constituem um novo polo turístico no Parque da Pena, em Sintra, foram galardoados com o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para “Novo Projeto Público”. Este Prémio, na sua 7ª edição, pretende destacar os projetos turísticos que mais contribuem para o desenvolvimento e prestígio do sector, e contou este ano com 150 candidaturas de todo o país.
Esta distinção para o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla vem juntar-se a outros prémios já recebidos pela Parques de Sintra, nomeadamente o Prémio Grémio Literário 2011 para o Palácio de Monserrate e Chalet da Condessa d’Edla, o Prémio Turismo de Portugal 2010 para o Palácio de Monserrate, a integração do Palácio Nacional da Pena nas Sete Maravilhas de Portugal em 2007, a Menção Honrosa da Condé Nast 2011 para gestão de eventos MICE, e o European Enterprise Award para o projeto de integração de reclusos.
O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla foram construídos por D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets Alpinos. O edifício foi concebido como construção de recreio, de caráter privado, e o arranjo paisagístico da zona envolvente reuniu espécies botânicas de todo o mundo. Após prolongado abandono o edifício foi destruído por um incêndio em 1999, que consumiu estrutura interior e coberturas, deixando apenas as paredes exteriores de alvenaria. Em 2007, a PSML iniciou a recuperação do conjunto, apoiada pelo fundo EEA-Grants, criando um inédito e brilhante novo polo de atração em Sintra, reaberto ao público em 2011.
Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguardou e valorizou (Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam aproximadamente um milhão e setenta mil visitas, cerca de 90% das quais por parte de estrangeiros. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra