Notícias
TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE APOSTA NA PRODUÇÃO PRÓPRIA
A estreia absoluta da peça PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMA marca o regresso do TAGV à produção própria. A primeira produção original do TAGV em muitos anos, retomando o papel fundamental da Universidade de Coimbra na criação artística contemporânea.
26 e 27 de junho . 15h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
Realizado por uma equipa com experiência na criação de espetáculos tanto para a infância como para adultos, esta produção é destinada a maiores de seis anos. Pequena História Trágico-Marítima, um projeto de investigação e criação de Jorge Louraço Figueira e Filipa Malva, é ao mesmo tempo um espetáculo profissional e um projeto de pesquisa de linguagem artística.
Criado a partir de relatos e testemunhos de várias pessoas, de fragmentos biográficos e históricos, de memórias pessoais e da memória coletiva, este espetáculo é uma alegoria das relações culturais entre os povos de Portugal e do Brasil.
TEMA
Criado a partir de relatos e testemunhos de várias pessoas, de fragmentos biográficos e históricos, de memórias pessoais e da memória coletiva, este espetáculo será uma alegoria das relações culturais entre os povos de Portugal e do Brasil. Os dois países veem-se um ao outro através de um espelho gasto, numas partes fosco, noutras raspado e transparente. São retratos distorcidos, os que temos uns dos outros, brasileiros e portugueses, que mal os deixa entrever umas coisas e outras vê bem demais. Com uma narrativa situada em localidades que ao longo da história têm pontos de contacto fugazes, mas determinantes, esperamos contribuir para o conhecimento mútuo das duas culturas.
PROCESSO
Este laboratório teatral é feito no âmbito da tese de doutoramento Play Set: Scenography in Portuguese Children’s Theatre, que pretende investigar o processo criativo do cenógrafo envolvido com a produção de espetáculos para um público infantil. Propõe-se desenvolver uma metodologia de investigação que responda ao conceito de Practice-as-Research (tal como descrito por Robin Nelson), e que estabeleça relações tipo entre o meio académico da Universidade de Coimbra e o meio profissional promovido pelo Teatro Académico de Gil Vicente. Durante o trabalho de criação do espetáculo foram desenvolvidas oficinas de cenografia, música, dramaturgia e interpretação e realizados vários ensaios abertos, partilhando o processo com os alunos dos diversos cursos de Estudos Artísticos/FLUC.
Filipa Malva formou-se em cenografia pela University of Kent, trabalhou para o Teatro Nacional de São Carlos e a Royal Opera House, Londres. Tem colaborado com a Avalon Theatre Company, os Lisbon Players, O Teatrão e O Bando. É docente de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.
Jorge Louraço Figueira trabalhou com os Third Angel, com Antonio Mercado e com José Sanchis Sinisterra, entre outros. É autor de Xmas qd Kiseres e Êxodos, crítico do jornal Público e docente da ESMAE.
DIREÇÃO E DRAMATURGIA Jorge Louraço Figueira* (ESMAE e Universidade de Coimbra) CENOGRAFIA, FIGURINOS E FOTOGRAFIA Filipa Malva* (Universidade de Coimbra) INTERPRETAÇÃO Ricardo Correia e Carlos Marques MÚSICA Patrícia Almeida* (Universidade de Aveiro) LUZ Túlio Pezzoni ASSISTÊNCIA Joana Marta Salgado EDIÇÃO DE SOM Ana Mendes APOIO AO MOVIMENTO Verónica Pimenta e Francisco de Aguiar PRODUÇÃO Reitoria da Universidade de Coimbra e TAGV
* Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia