"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE APOSTA NA PRODUÇÃO PRÓPRIA

A estreia absoluta da peça PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMA marca o regresso do TAGV à produção própria. A primeira produção original do TAGV em muitos anos, retomando o papel fundamental da Universidade de Coimbra na criação artística contemporânea.


26 e 27 de junho . 15h00 e 21h30
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra

A estreia absoluta da peça PEQUENA HISTÓRIA TRÁGICO-MARÍTIMA marca o regresso do TAGV à produção própria. A primeira produção original do TAGV em muitos anos, retomando o papel fundamental da Universidade de Coimbra na criação artística contemporânea.

Realizado por uma equipa com experiência na criação de espetáculos tanto para a infância como para adultos, esta produção é destinada a maiores de seis anos. Pequena História Trágico-Marítima, um projeto de investigação e criação de Jorge Louraço Figueira e Filipa Malva, é ao mesmo tempo um espetáculo profissional e um projeto de pesquisa de linguagem artística.

Criado a partir de relatos e testemunhos de várias pessoas, de fragmentos biográficos e históricos, de memórias pessoais e da memória coletiva, este espetáculo é uma alegoria das relações culturais entre os povos de Portugal e do Brasil.

TEMA

Criado a partir de relatos e testemunhos de várias pessoas, de fragmentos biográficos e históricos, de memórias pessoais e da memória coletiva, este espetáculo será uma alegoria das relações culturais entre os povos de Portugal e do Brasil. Os dois países veem-se um ao outro através de um espelho gasto, numas partes fosco, noutras raspado e transparente. São retratos distorcidos, os que temos uns dos outros, brasileiros e portugueses, que mal os deixa entrever umas coisas e outras vê bem demais. Com uma narrativa situada em localidades que ao longo da história têm pontos de contacto fugazes, mas determinantes, esperamos contribuir para o conhecimento mútuo das duas culturas.

PROCESSO

Este laboratório teatral é feito no âmbito da tese de doutoramento Play Set: Scenography in Portuguese Children’s Theatre, que pretende investigar o processo criativo do cenógrafo envolvido com a produção de espetáculos para um público infantil. Propõe-se desenvolver uma metodologia de investigação que responda ao conceito de Practice-as-Research (tal como descrito por Robin Nelson), e que estabeleça relações tipo entre o meio académico da Universidade de Coimbra e o meio profissional promovido pelo Teatro Académico de Gil Vicente.  Durante o trabalho de criação do espetáculo foram desenvolvidas oficinas de cenografia, música, dramaturgia e interpretação e realizados vários ensaios abertos, partilhando o processo com os alunos dos diversos cursos de Estudos Artísticos/FLUC.

Filipa Malva formou-se em cenografia pela University of Kent, trabalhou para o Teatro Nacional de São Carlos e a Royal Opera House, Londres. Tem colaborado com a Avalon Theatre Company, os Lisbon Players, O Teatrão e O Bando. É docente de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

Jorge Louraço Figueira trabalhou com os Third Angel, com Antonio Mercado e com José Sanchis Sinisterra, entre outros. É autor de Xmas qd Kiseres e Êxodos, crítico do jornal Público e docente da ESMAE.

 

DIREÇÃO E DRAMATURGIA Jorge Louraço Figueira* (ESMAE e Universidade de Coimbra) CENOGRAFIA, FIGURINOS E FOTOGRAFIA Filipa Malva* (Universidade de Coimbra) INTERPRETAÇÃO Ricardo Correia e Carlos Marques MÚSICA Patrícia Almeida* (Universidade de Aveiro) LUZ Túlio Pezzoni ASSISTÊNCIA Joana Marta Salgado EDIÇÃO DE SOM Ana Mendes APOIO AO MOVIMENTO Verónica Pimenta e Francisco de Aguiar PRODUÇÃO Reitoria da Universidade de Coimbra e TAGV
* Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,390,395