Notícias
DOT.COM
O filme de Luís Galvão Teles está nomeado na categoria de Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos, atribuídos pelos críticos de cinema estrangeiros em Itália.
O filme de Luís Galvão Teles está nomeado na categoria de Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos, atribuídos pelos críticos de cinema estrangeiros em Itália, um importante reconhecimento da crítica internacional de cinema, equivalente aos Globos de Ouro americanos.
Dot.com concorre com “Amigos Improváveis” (Les Untouchables) de Eric Toledano e Olivier Nakache, um dos maiores sucessos do cinema europeu, e o filme multioscarizado de Michel Hazanavicius, “O Artista” (The Artist). A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o próximo dia 3 de julho, em Roma.
Depois da estreia em Portugal e em vários países, Dot.com – ou Aguasaltas.com (tradução do título para italiano) estreou em Itália no final de 2011 – ganhando um estatuto especial desde o seu lançamento neste país. “Aguasaltas.com é já um filme de culto”, escreveu o jornal “La Repubblica”.
Luís Galvão Teles refere que a escolha de Dot.com, entre centenas de filmes europeus estreados em Itália, como um dos três candidatos, “é uma escolha inesperada entre duas escolhas evidentes e um 'fenómeno' pelo menos invulgar, inesperado e extraordinário”.
Dot.com (2007) narra a história de Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal, que se torna um caso nacional mediático quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, que tem precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.
Dot.com conta, com João Tempera, Maria Adanéz, Marco Delgado, Margarida Carpinteiro, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, José Eduardo, Isabel Abreu e André Nunes.
Luís Galvão Teles, fundador da produtora Fado Filmes, prepara neste momento uma nova longa-metragem, “Gelo”, sobre o amor para além da morte. Coproduziu anteriormente o multipremiado “Elles”, “Jaime”, de António-Pedro Vasconcelos, um dos maiores êxitos de Público do cinema português, e o aclamado “Fados”, de Carlos Saura, interpretado, entre muitos outros, por Mariza, Carlos do Carmo, Caetano Veloso ou Chico Buarque.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.