Notícias
ONDJAKI RECEBE PRÉMIO BISSAYA BARRETO
A distinção, à qual está associado um prémio monetário de cinco mil euros, foi atribuída ao autor pelo livro "A bicicleta que tinha bigodes", editado pela Caminho em 2011.
Ondjaki recebeu hoje Prémio Bissaya Barreto
O escritor angolano Ondjaki recebeu hoje, em Coimbra, o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012. A distinção, à qual está associado um prémio monetário de cinco mil euros, foi atribuída ao autor pelo livro A bicicleta que tinha bigodes, editado pela Caminho em 2011. A sessão de entrega do prémio teve lugar na sede da fundação Bissaya Barreto, em Bencanta (Coimbra). De recordar que a decisão do júri – formado por Isabel Alçada, Rui Veloso e Lúcia Santos – foi unânime, e que a obra de Ondjaki competia com mais de 260 obras, de 48 editoras.
O Prémio Bissaya Barreto é bienal, sendo promovido pela Fundação com o mesmo nome desde 2008, cumprindo o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro.
Em edições anteriores foram distinguidas com este prémio as obras O livro da Avó, de Luís Silva e O cavalinho de pau do Menino Jesus, de Manuel António Pina, ilustrado por Inês do Carmo.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.