Notícias
MURAL "IDEIAS PARA LISBOA" ATÉ 31 DE MAIO
“Ideias para Lisboa” é uma iniciativa criativa e inédita da Câmara Municipal de Lisboa que visa estimular a cidadania ativa e promover o Orçamento Participativo (OP) 2012/2013, o programa que este ano destina cerca de 2,5 milhões de euros para concretizar as aspirações dos lisboetas para a sua cidade.
“Ideias para Lisboa” é uma iniciativa criativa e inédita da Câmara Municipal de Lisboa que visa estimular a cidadania ativa e promover o Orçamento Participativo (OP) 2012/2013, o programa que este ano destina cerca de 2,5 milhões de euros para concretizar as aspirações dos lisboetas para a sua cidade. Na fachada do MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa, Coleção Francisco Capelo, foi criado um mural gigante formado por mais de 55 mil Post-it® onde, até ao próximo dia 31 de maio, os cidadãos poderão partilhar as suas ideias ou propostas para a transformação positiva da cidade.
O mural “Ideias para Lisboa” foi formalmente aberto a 23 de maio com a colagem do primeiro Post-it®, com uma ideia para Lisboa, por António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Graça Fonseca, Vereadora dos Pelouros da Economia, Inovação, Modernização Administrativa e Descentralização.
Os interessados em participar no mural “Ideias para Lisboa” deverão dirigir-se à entrada do MUDE até ao próximo dia 30 de maio, entre as 10h e as 18h, e partilhar a sua ideia ou proposta num dos milhares de Post-it® que existem à sua disposição. Os Post-it® com as ideias dos cidadãos para a cidade serão colados na fachada do museu e substituirão gradualmente os Post-it® que constituem a instalação inicial.
Em 2012 o OP prevê uma verba global de 2,5 milhões de euros e o período de apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de maio. As ideias ou propostas partilhadas no mural “Ideias para Lisboa”, serão inseridas no âmbito do OP 2012.
Sobre o Orçamento Participativo (OP):
· O OP foi lançado em 2008 e visa contribuir para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local.
· Garante a participação dos cidadãos na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais e possibilita ao executivo municipal corresponder às reais necessidades e aspirações da população.
· É uma componente central da estratégia assumida pela Câmara Municipal de Lisboa de envolvimento dos cidadãos nas dinâmicas de governação da cidade.
· Foi inovador a nível nacional e é reconhecido como uma boa prática de governação urbana pela UN-Habitat.
· Em quatro anos, a participação dos lisboetas no OP aumentou 16 vezes e, apenas na edição de 2011, os projetos colocados em votação mobilizaram quase 18.000 pessoas a votarem.
· Em 2012 o OP prevê a aplicação de uma verba global de 2,5 milhões de euros para 2012.
· Para mais informações sobre o OP, visite www.lisboaparticipa.pt ou acompanhe o facebook.com/lisboaparticipa
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.