Notícias
TERRITÓRIOS FRONTEIRIÇOS EM DISCUSSÃO NA EUROCIDADE
As cidades de Valença e Tui acolherão uma reunião de especialistas universitários em Comunicação e Desenvolvimento, com especial atenção às regiões fronteiriças, em 24, 25 e 26 de maio. As Jornadas reunirão especialistas ibero-americanos na área da comunicação e do desenvolvimento.
“Estas jornadas trarão novos conhecimentos sobre as realidades das eurocidades e dos territórios de fronteira”
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença
As cidades de Valença e Tui acolherão uma reunião de especialistas universitários em Comunicação e Desenvolvimento, com especial atenção às regiões fronteiriças, em 24, 25 e 26 de maio. As Jornadas reunirão especialistas ibero-americanos na área da comunicação e do desenvolvimento.
A abertura das jornadas estará a cargo de Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença e Moisés Rodrigues, Alcalde de Tui, no próximo dia 24 de maio, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Valença. Na primeira das intervenções, o Secretário Técnico da Eurocidade Chaves Verín, Pablo Rivera, trará a experiência desta eurocidade. Segue-se um painel sobre as expetativas da eurocidade, no desenvolvimento local, moderado por Enrique Varela do Eixo Atlântico, onde intervêm os agentes locais Juan España, Álvaro Palhares, José Manuel Veiga e Rafael Sánchez Bargiela.
As sessões da sexta-feira e sábado decorrerão no Teatro Área Panorâmica de Tui e reunirão especialistas da Península Ibérica e da América Latina para a partilha de diferentes projetos de investigação sobre as potencialidades das regiões fronteiriças no desenvolvimento das comunidades. Sexta-feira, 25 de maio, participarão Xerardo Pereiro, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, especializado em dinâmicas de desenvolvimento territorial, com uma atenção especial na fronteira galego-portuguesa. No painel participa, também, o economista Júlio Pardellas, da Universidade de Vigo, autor do livro Estratégias turísticas das cidades do Eixo Atlântico e Roberto Mansilla pesquisador do IGADI.
Outra das sessões de sexta-feira irá mostrar diferentes experiências de investigação e ação em comunidades fronteiriças da América Latina, como o projeto de Las Segóvia (Nicarágua), ou a Facultad Latinamericana de Ciências Social de Quito (Equador), bem como a experiência das regiões fronteiriças da Bolívia.
As jornadas são organizadas pela Rede Europa América Latina de Comunicação e Desenvolvimento (REAL_CODE), constituída por 15 grupos de investigação de universidades galegas, portuguesas, da Europa e América Latina, com o objetivo de estabelecer laços de cooperação internacional entre estudiosos das áreas da Comunicação e Desenvolvimento e ao mesmo tempo aproximar a atividade investigadora da sociedade.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.