Notícias
EUROPA NOSTRA 2012
Os 28 vencedores do Prémio União Europeia do Património Cultural / Europa Nostra 2012 irão ser celebrados por ocasião do Congresso Europeu do Património, organizado pelo Centro Nacional de Cultura em Lisboa, numa Cerimónia que terá lugar no próximo dia 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos.
O VOTO É SEU
A ESCOLHA É SUA
Os 28 vencedores do Prémio União Europeia do Património Cultural / Europa Nostra 2012 irão ser celebrados por ocasião do Congresso Europeu do Património, organizado pelo Centro Nacional de Cultura em Lisboa, numa Cerimónia que terá lugar no próximo dia 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos. Serão igualmente revelados ao público, nessa altura, os 6 vencedores de um Grande Prémio. O Presidente da Europa Nostra, Plácido Domingo, e a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, presidirão a este evento especial, na presença de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva e de S.A.R. os Príncipes das Astúrias.
Convidamo-lo a fazer ouvir a sua voz, escolhendo o seu projeto preferido entre os 28 selecionados - juntando uma mensagem personalizada explicitando os motivos da sua preferência. Igualmente lhe solicitamos que partilhe esta informação com os seus amigos e colegas, incitando-os igualmente a votar.
O vencedor do Prémio "Escolha do público” será revelado durante a referida Cerimónia Europeia de Entrega dos Prémios do Património em Lisboa.
O site da Europa Nostra - www.europanostra.org permitir-lhe-á localizar os laureados de 2012 e ficar a conhecê-los melhor. Os votos processam-se neste mesmo site.
O prazo limite para os votos é o próximo dia 22 de maio.
Vencedores do Prémio do Património Cultural da União Europeia
Concurso Europa Nostra de 2012
Bruxelas/Haia, 20 de março de 2012 – Os vencedores do Prémio do Património Cultural da União Europeia/Concurso Europa Nostra de 2012 são anunciados hoje pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra (ver lista abaixo). Os prémios serão entregues no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, no dia 1 de junho, numa cerimónia no âmbito do Congresso organizado em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, que representa a Europa Nostra em Portugal, na presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento será realizado com o patrocínio do Presidente da República, Prof. Cavaco Silva, que também estará presente, e do Presidente da Comissão Europeia, Dr. Durão Barroso. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, o restauro dos orgãos da Basílica de Mafra, seis receberão ainda o Grande Prémio, que distingue projetos de excecional relevância no património europeu.
Declara a Comissária Androulla Vassiliou: «O património cultural da Europa é único no mundo. O Prémio do Património Cultural da União Europeia distingue a excelência nas áreas da conservação, da investigação e da educação, formação e sensibilização, bem como contribuições exemplares individuais ou coletivos. Gostaria de felicitar calorosamente os laureados deste ano por nos recordarem que dispomos de um extraordinário e diversificado património que nunca deveremos considerar como definitivo. Compete-nos a nós valorizar esse património para as próximas gerações».
O Presidente da Europa Nostra, Plácido Domingo, acrescenta: «Congratulo-me por, mais uma vez, a Comissão Europeia ter sido parceira da Europa Nostra na distinção do excelente trabalho que está a ser desenvolvido no domínio do património cultural. Gostaria também de felicitar a Comissão por reafirmar o seu compromisso em prol dos nossos objetivos comuns através do programa Europa Criativa. O financiamento europeu é vital: dinamiza a criatividade e a inovação, ajudando-nos a manter vivo o nosso passado e a preservar os nossos tesouros para o futuro».
Contexto
Os 28 laureados foram selecionados de um total de 226 projetos apresentados, provenientes de 31 países. Os prémios dividem-se em quatro categorias: conservação, investigação, contribuições exemplares individuais ou coletivos, e educação, formação e sensibilização. Cada categoria tem um júri próprio especializado, composto por peritos independentes provenientes de toda a Europa. Todos os vencedores receberão uma placa comemorativa ou um troféu. Os seis galardoados com o Grande Prémio receberão ainda 10 000 euros cada.
O património cultural representa um contributo significativo no crescimento e na criação de emprego, frequentemente menosprezado. Este setor engloba uma parte importante das indústrias culturais e criativas, que asseguram o emprego de 8,5 milhões de pessoas na UE e geram 4,5 % do PIB europeu. Estima-se que a despesa com a conservação do património cultural pelas entidades públicas e privadas ascenda a 5 mil milhões de euros por ano. Segundo dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) 40 % do turismo mundial corresponde a interesses de ordem cultural. O património cultural é também um recurso crucial para o desenvolvimento sustentável e a coesão social.
Os prémios são apoiados pelo Programa Cultura da União Europeia, que investiu cerca de 30 milhões de euros no cofinanciamento de projetos de conservação do património desde 2007. Existem outros programas financiados pela UE que também apoiam esta iniciativa, nomeadamente o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que disponibilizou 6 mil milhões de euros para a cultura em 2007-2013. Deste montante, 3 mil milhões de euros destinam-se a apoiar a proteção e conservação do património cultural, 2,2 mil milhões de euros visam o desenvolvimento de infraestruturas culturais e 775 milhões de euros deverão cofinanciar serviços culturais como a formação profissional, a educação no domínio das artes e do património, e a promoção de rotas culturais ligadas ao património. Desde 1998, foram disponibilizados 150 milhões de euros adicionais no âmbito das programas-quadro da UE para a investigação e o desenvolvimento tecnológico.
Outras informações
Apresentação dos projetos vencedores (no site da Europa Nostra)
www.europanostra.org/laureates-2012
ec.europa.eu/culture
Androulla Vassiliou's website
twitter.com/VassiliouEU
twitter.com/europanostra
www.europanostra.org
flickr.com/photos/europanostra
www.youtube.com/europanostrachannel
A Europa Nostra é uma ONG pan-europeia, que intervém como voz do património cultural. Reúne e representa 250 organizações membros, não-governamentais e sem fins lucrativos, provenientes de mais de 50 países europeus, envolvendo a participação de mais de 5 milhões de cidadãos. Tem ainda o apoio de mais de 150 membros associados representativos de organismos públicos e privados, e de mais de 1500 membros individuais. A sua vasta rede de profissionais e voluntários está empenhada em salvaguardar o património cultural europeu para as gerações presentes e futuras.
A cerimónia de entrega dos prémios da edição de 2012 do Prémio do Património Cultural da União Europeia/Concurso Europa Nostra terá lugar em Lisboa, no dia 1 de junho, no âmbito do Congresso Anual do Património Europeu da Fundação Europa Nostra.
O prazo de candidatura para a próxima edição deste prémio é 1 de outubro de 2012. A cerimónia de entrega dos prémios deverá realizar-se em Atenas, em junho de 2013.
Laureados de 2012 (lista alfabética por país)
Categoria 1 — Conservação
• Instituto de Sociologia de Solvay (Bruxelas, Bélgica)
• «Second Temple Cycle» Painéis Murais Pintados, Kunststätte Bossard (Jesteburg, Alemanha)
• Edifício Averof - Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional (Atenas, Grécia)
• Moinhos de Vento do Mosteiro de São João o Teólogo, Khora (Patmos, Grécia)
• Antiga Citadela de Santo André (Sifnos, Grécia)
• Colégio Real de Espanha (Bolonha, Itália)
• Moinho-Museu do Solar de Liubavas (Vilnius, Lituânia)
• Complexo da Sinagoga Portuguesa (Amesterdão, Países Baixos)
• Os Seis Órgãos Históricos da Basílica de Mafra (Portugal)
• Mosteiro de Golia (Iasi, Roménia)
• Fortificações de Pamplona, Espanha
• Ene.térmica - Museu Nacional da Energia (Ponferrada, Espanha)
• Alto Forno Número 2 (Sagunto, Espanha)
• Complexo Ilyas Bey de Miletos (Balat, Turquia)
• The Poundstock Gildhouse (Bude, Cornualha, Reino Unido)
• Leighton House Museu (Londres, Reino Unido)
Categoria 2 — Investigação
• Protocolo Inovador para a Conservação das Pinturas em Tela (Paris, França)
• Código Botânico do Altar da Paz de Augusto (Roma, Itália)
• Estudo de Restauro do Palácio Nolla (Meliana, Espanha)
Categoria 3 — Contribuição exemplar de um indivíduo ou grupo
• Fundação Cultural do Grupo Bancário Piraeus (Atenas, Grécia)
• Paraschiva Kovacs, Satu Mare (Harghita,Roménia)
• Iniciativa Allianoi e Dr. Ahmet Yaras (Allianoi, Turquia)
• Sociedade de Proteção dos Edifícios Antigos (Londres, Reino Unido)
Categoria 4 — Educação, formação e sensibilização
• Banco de Algas (Laesoe, Dinamarca)
• Emprego e restauro nas zonas rurais de Joensuu (Finlândia)
• Manual Pedagógico: As Fortificações de Vauban (Besançon, França)
• Valorização de um Sítio Patrimonial: Fundação Norueguesa do Património (Vågå, Noruega)
• Crossing Cultures: Transforming the Ashmolean Museum (Oxford, Reino Unido)
Contactos
Centro Nacional de Cultura
Teresa Tamen (+ 351) 21 346 67 22
Europa Nostra
Elena Bianchi (+31) 703024058, http://twitter.com/europanostra
Giuseppe Simone (+31) 703024059
Comissão Europeia
Dennis Abbott (+32) 2 295 92 58, Twitter: @DennisAbbott
DIna Avraam (+32) 2 295 96 67
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.